@vemcomelas, Blogs, Dicas, Nutrição

Índice Glicêmico

O índice glicêmico funciona como um indicador de como o alimento que contém carboidrato afeta os níveis sanguíneos de glicose.

A elevação no açúcar sanguíneo é determinada após ingerir um alimento que contém 50g de um carboidrato digerível e comparando-o durante um período de 2h a um padrão para o carboidrato ao qual é atribuído um valor de 100. Em outras palavras, um alimento que apresenta um índice glicêmico 40 indica que a ingestão de 50g do alimento eleva as concentrações sanguíneas de glicose até níveis que alcançam 40% daquele alcançado com 50g de glicose.

exercc3adcio-e-dieta

Existem valores diferentes em listas, devido as variações ocorridas em laboratórios e do tipo de extrato do alimento avaliado. Por isso não se deve encarar o índice glicêmico como um padrão invariável. As diferenças individuais na resposta à maneira como o alimento é digerido e sua preparação e maturação afetam o índice glicêmico. Por exemplo, uma banana madura tem um IG mais alto do que uma banana verde. E uma banana ingerida sozinha tem um valor de IG diferente do que uma banana ingerida com cereais.

Sendo assim, nem todos os carboidratos são iguais.

Uma dica para treinar:

– Utilize os carboidratos de baixo índice glicêmico antes do treino e alto no pós treino.

Alguns estudos mostram que ingerir alimentos com alto IG antes do treino interfere negativamente no desempenho, pois induzem a mobilização da insulina, causando uma hipoglicemia de rebote. Uma redução no açúcar sanguíneo prejudica a função do sistema nervoso central durante o exercício, produzindo efeito fatigante.

Por isso escolha o tipo certo de carboidrato para treinar.

bjs

Manu

@manuellarangel

manuellarangel.com.br

vemcomelas.com.br

 

Fonte: McArdle, William D. Nutrição para o esporte e o exercício. Guanabara, 2011.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br