Dicas, LifeStyle 30 todo dia

Benefícios do açaí

Desvendando o açaí

Muitos se deliciam e poucos sabem dos reais benefícios e “problemas” do Açaí. Esse alimento que vem do Norte do país e conquista cada vez mais consumidores tem como principais benefícios:

  • Altamente antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e retardar o envelhecimento

  • Evita doenças do coração e células cancerígenas

  • Rico em Ferro, Magnésio e Zinco

  • Rico em vitaminas B5, B3, A, E e K

  • Alto valor energético e nutricional

A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.

a_ai_24-1

Pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas, xarope de guaraná e até mesmo de outros alimentos.

açaí4

Segundo a nutricionista Julia Engel o grande vilão do Açaí vendido nas lojas de suco é o xarope de guaraná, que contém um índice glicêmico altíssimo estragando qualquer plano alimentar e tornando-o ainda mais calórico. Ela da a dica:

” sugiro bater com morango que é pouco calórico, tem baixo índice glicêmico e ainda por cima é fonte de licopeno.” Ela ainda frisa ” é possível entrar em qualquer dieta se batido sem xarope”

beneficios-açai-Buddha-Spa-Blog

“Apesar do alto teor de gordura do açaí (fruta) , trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física). A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capacidade de combate aos radicais livresmoléculas que destroem as células sadias do nosso corpo.” 

Com todas essa informações, agora você irá tomar seu Açai mais consciente do que está ingerindo e poder optar pela maneira mais saudável e que também fica bem gostoso.

Uma ótima opção para seu pré-#30tododia já que é altamente energético e rico em vitaminas, lembrando que desde que batido sem xarope, para não aumentar sua glicemia sanguinea e causar liberação de insulina,  prejudicando seu treino.

Fica aqui mais uma dica. Vamos que vamos no #30tododia

Rafael Winicki

Bibliografia:

Wikipedia

personal trainer, carioca de corpo e alma, privilegiado por viver, absorver e desfrutar da cidade maravilhosa, amante e dependente da endorfina, apreciador da fotografia com estilo de vida saudável e sempre em busca de ser e estar feliz comigo mesmo e com todo o universo que me envolve. Equilibrio nas atitudes e nos habitos da vida , sempre analisando a relacao custo x beneficio de cada possilidade para viver sempre minimizando o custo e enaltecendo os beneficios…
Post AnteriorPróximo Artigo
personal trainer, carioca de corpo e alma, privilegiado por viver, absorver e desfrutar da cidade maravilhosa, amante e dependente da endorfina, apreciador da fotografia com estilo de vida saudável e sempre em busca de ser e estar feliz comigo mesmo e com todo o universo que me envolve. Equilibrio nas atitudes e nos habitos da vida , sempre analisando a relacao custo x beneficio de cada possilidade para viver sempre minimizando o custo e enaltecendo os beneficios...