Dicas

O que levar para comer na praia de forma saudável para não fugir da dieta?

Sol, praia e calor

E agora, o que levar para comer na praia?

Quem nunca se fez essa pergunta…?? Normalmente a praia não tem boas opções saudáveis mas os seus problemas acabaram. Selecionamos e esclarecemos esse assunto em 4 tópicos.

  1. O que levar para a praia
  2. O que devemos evitar
  3. Quais bebidas são aconselháveis
  4. Receitinhas práticas
  • O que levar para a praia?

Frutas são ótimas opções que já podem ser levadas picadas em recipientes fechados, e uma boa dica é pingar limão para evitar seu escurecimento. Frutas vermelhas e uvas sem caroço congeladas são ótimas opções e refrescantes, que inclusive matam a vontade do doce, caso não encontremos picolés naturais da fruta (sem adição de açucares).

Milho cozido é sempre tentador, mas precisamos nos preocupar com a segurança alimentar, inclusive sobre aquela manteiga que tanto gostamos de acrescentar. Já parou para pensar no tempo em que ela está exposta sem refrigeração?

O mesmo acontece com os churrasquinhos, cachorro-quente, pastéis, entre outros. Uma alternativa para não nos privarmos do seu consumo pela incerteza de uma eventual contaminação, é levarmos o milho cozido de casa e temperá-lo com azeite, sal e ervas desidratadas.

Outra opção são legumes em palito, como a cenoura e o pepino, e até mesmo espetinhos incluindo tomate cereja, que serão armazenados em recipientes fechados dentro do cooler e que podem ser temperados com sal rosa ou sal de ervas.

 

Para as crianças, uma boa pedida são os chips de forno que podem ser feitos com batatas, cenoura, abobrinha, beterraba, fatiando-os bem fininhos e levando ao forno por 40 minutos.

Tem sido uma opção de entrada em vários restaurantes saudáveis, os Dadinhos de Tapioca, que inclusive não contém glúten e as crianças adoram.

E por ultimo, e a opção mais prática para ter na bolsa sempre, o Mix de Nuts com Frutas Secas são uma ótima pedida.

  • O que devemos evitar?

Como disse anteriormente, todos os alimentos que são preparados na praia devemos evitar não só por conta do seu valor nutricional que costuma ser baixo, mas principalmente pensando na segurança alimentar muitas vezes duvidosa em relação ao seu preparo, manipulação e armazenamento.

Leia: Quer emagrecer? Mude alguns conceitos e tenha sucesso na dieta.

  • Quais bebidas são aconselháveis?

A hidratação é fundamental, seja ela com água mineral, água de coco geladinha ou sucos naturais sem açúcar.

Uma boa dica é deixar a garrafinha com água no freezer no dia anterior para que ela vá descongelando ao longo do dia pode mantê-la fresca por mais tempo.

  • Receitinhas práticas:

Mix de Nuts e Frutas Secas:

Misture 1 xícara de café de cranberry ou goji berry desidratado com 1 xícara de café de uva-passa + 2 damascos secos picados + um punhado de semente de abóbora + um punhado de semente de girassol + 1 punhado de amêndoas sem sal + um punhado de castanha de caju sem sal + duas castanhas do Pará picadas.

Dadinhos de Tapioca:

250 g de queijo de coalho ralado + 250 g de tapioca granulada + 500 ml de leite fervendo + Sal e pimenta-do- reino preta moída a gosto + Orégano a gosto.

Preparo: Em uma tigela, junte o queijo de coalho e a tapioca. Despeje o leite fervendo, misture bem e tempere com sal, pimenta-do- reino e orégano. Deixe esfriar um pouco. Transfira a mistura para um refratário e cubra com filme plástico, apertando bem. Leve à geladeira para endurecer, por aproximadamente três horas. Corte em cubos
e grelhe de todos os lados, em uma frigideira antiaderente.

Leia: Entenda o impacto da variação de peso no seu corpo.

Texto:

Nutricionista Beatriz Gaudio – Siga no Instagram @beatrizgaudio

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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