Dicas

O que é e para que serve o Pilates

O método Pilates originalmente chamado de “Contrologia” foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates.

Joseph foi uma criança extremamente doente. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática.

Recomendado por médicos sua única chance de sobrevida seria a pratica constante de exercicios fisicos. Decidido a melhorar sua condição física e sua saúde começou a praticar inúmeros tipos de exercícios e esportes (yoga,musculação,esqui naneve,ginastica,artes marciais,etc…) e assim obteve consequente melhora do seu quadro clinico e estado de saúde.

Toda essa prática fisica durante anos o levou a desenvolver uma rotina de exercicios que muitas vezes reproduziam outros esportes, movimentos de animais e artes marciais.

A contrologia (método Pilates) tem como principio a mente consciente dominando os movimentos do corpo por meio dos musculos posturais, que ajudam no equilibrio, controle, estabilidade e suporte da coluna vertebral.

Os exercicios são associados ao controle da respiração e mecânica diafragmática, assimcomo o fortalecimento do tronco, musculos abdominais e pélvicos.

O metodo nasceu originalmente no solo(Mat Pilates) e mais tarde foi adaptado a macas de hospital que serviriam como inspiração para criação dos aparelhos que conhecemos hoje em dia.

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Mas fica a pergunta…

Para que ou para quem serve o pilates?

Primeiro é fundamental entender que se trata de uma atividade física e não de um tipo de tratamento como vemos algumas pessoas indicando ou até mesmo matéria de revistas, jornais e programas de televisão, ou seja Pilates não é tratamento ou uma variação do RPG como já ouvi falar algumas vezes.

Pessoas com dor ou alterações posturais graves devem buscar um tratamento e sempre tentar descobrir a causa de suas disfunções ou patologias associados aos seus sintomas.

Pilates é para todas as idades, sexos ou tipos morfológicos e até mesmo pessoas com problema de acuidade visual ou auditiva, contanto que não apresentem nehuma limitação cognitiva, quadro álgico ou gravidez de risco (sim, grávidas podem e devem fazer pilates).

O método pilates tem como objetivo a melhora funcional global do corpo para manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida.

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Os principais beneficios são:

  • Melhora do equilibrio e própriocepção
  • Aumento da força e tônus muscular
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora a circulação sanguinea
  • Aumento da concentração mental e coordenação motora
  • Diminuição do stress, reduzindo a fadiga.
  • Otimiza o desempenho em outros esportes e atividades fisicas.

Para maiores informações procure o Fisioterapeuta Rodrigo Coelho Netto.

Studio Conexão Corpo e Mente, Ataulfo de Paiva 1079, sobre loja 302 Rio de Janeiro.

Fotos com a amiga @flablabla.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br