Dicas

Banana: benefícios e utilidades

Desafio 30tododia comer 1 banana por dia durante uma semana .

Principais benefícios de comer banana:

  • Previne a anemia
  • Previne  tensão arterial alta
  • Melhora a capacidade mental
  • Cura ressacas
  • Alivia azia
  • Acalma o sistema nervoso
  • Alivia TPM
  • Reduz risco de infarto
  • por esses e outro benefícios a bannaa é considerada um “remédio natural” contra várias doenças .

 

A banana contém 3 açúcares naturais:

 

Sucrose, frutose e glicose que combinada com fibras, te dá um substancial aumento de energia. Pesquisas provaram que apenas duas bananas te dão energia o suficiente para um exercício intenso de 90 minutos.

Não é a toa que a banana é a fruta número um e preferida de todos os atletas no mundo. Mas a energia não é apenas o único benefício, ela te ajuda a prevenir um numero substancial de doenças, fazendo com que ela tenha que fazer parte de sua alimentação.

Originária do sudeste da Ásia, a fruta está presente em muitos países, inclusive no Brasil e, por aqui as principais variedades da fruta que você pode encontrar são:

  • banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro.

Conheça alguns dos inúmeros benefícios da banana.

  • Depressão: 

De acordo com uma recente pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre.

  • Anemia:

Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina no sangue que ajuda no caso de anemia.

  • Pressão Arterial:

Por se altamente rica em potássio, portanto baixa quantidade de sódio, ela é a fruta para se combater a pressão alta. O FDA (Food and Drug Administration), órgão dos Estados Unidos, permitiu que a indústria fizesse a propaganda que a banana tem a habilidade de reduzir o risco de pressão alta e derrames.

  • Constipação:

Rica em fibras, se incluir banana na sua dieta, pode ajudar a equilibrar o intestino sem ser necessário o uso de laxantes.

  • Ressaca e Azia:

Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um milkshake de banana adoçado com mel. A banana acalma o estomago e com a ajuda do mel recupera o nível de açúcar no sangue enquanto que o leite acalma o estômago e te reidrata.A banana tem um efeito antiácido natural no organismo, então quando estiver com azia, tente comer banana que ela ajudará a amenizar o mal estar.

  • Nervos:

Banana é rica em vitamina B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

  • Stress no trabalho e Obesidade:

Estudos de um Instituto de Psicologia na Áustria descobriram que a pressão e o stress causados pelo trabalho levavam as pessoas a buscar conforto em doces altamente calóricos como o chocolate. Olhando-se para 5000 pacientes nos hospitais, os pesquisadores descobriram que a grande maioria dos obesos eram as pessoas que trabalhavam sobre pressão. Para se evitar a vontade de comer doces, nós precisamos controlar o nível de açúcar no sangue, comendo alimentos ricos em carboidratos a cada 2 horas e a banana são perfeitas para isso.

  • Fumo:

A banana também ajuda as pessoas que estão tentando parar de fumar. A vitamina B6 e B12 contidas na banana juntamente com o potássio e o magnésio ajuda o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina que as pessoas que tentam parar de fumar sentem.

Banana

 

Composição nutricional da banana:

Valor energético -98.3kcal = 413kj5%Carboidratos-26,0g-9%-1,3g-2%Lipídios– 0,1g

Fibra alimentar-2,0g-8%

Fibras solúveis-0,1g- 0%

Cálcio-7,6mg-1%-3%

Riboflavina B2

Vitamina C-21,6mg-48%

Piridoxina B6-0,1mg-8%

Fósforo-22,2mg-3%0,1g

Manganês-0,4mg-17%

Magnésio-26,3mg-10%

Ferro-0,4mg-3%

Potássio-357,7mg

Cobre-0,1ug-0%

Zinco-0,2mg-0,0mg-0%

 

Receitas para fazer com a banana:

  1. Sorvete de banana –  congelar duas bananas picadas juntar com uma ao natural e bater no liquidificador com canela e cacau 100% .
  2. Biscoito de arroz com banana e canela + gotas  de alfarroba a gosto – levar 2 duas bananas com canela ao no micro-ondas por 2min e meio e mexer até virar uma pastas, passar com cima e colocar 3 gotinhas de alfarroba por cima pode ser uma opção de lanche ou uma sobremesa “fit“  para o seu final de semana por exemplo .
  1. Banana desidratada no forno com canela – colocar as bananas em um tabuleiro com alumino
  2. Torta de banana no micro-ondas – misturar em um recipiente – 3 claras de ovo 2 banana em rodelas ou tiras + canela e cacau a gosto + aveia e 1scop e meio de Whey + 50 ml de água .(pode acrescentar uma banana passa cortada em pedaços pequenos).

Nutricionista Marcelo Langsdorff.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br