Dicas

Conheça os benefícios dos alimentos saudáveis

Alimentos saudáveis

Separamos os benefício dos alimentos para você ficar por dentro do que está ingerindo.

BATATA DOCE:

Rica em fibras o que faz ser um carboidrato de baixo índice glicêmico. Também é fonte de carotenoides que são compostos bioativos atuantes na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (câncer,diabetes,doenças cardiovasculares). Por ser rica em fibras auxilia no trânsito intestinal aliviando a constipação.

CLARA DE OVO:

A proteína do ovo pode ser considerada uma proteína de alto valor biológico possuindo todos os aminoácidos essenciais para o corpo. Também apresenta grandes quantidades de BCCA e L- Glutamina que está relacionada com o sistema imunológico.  Na clara é encontrada a albumina. Quase metade das proteínas do ovo estão na clara. Também nela não há gordura, ela é fonte de proteína pura.

PEITO DE FRANGO:

Proteína de alto valor biológico possuindo todos aminoácidos essenciais para o corpo. O Frango é menos gorduroso e calórico em relação a carnes vermelha  porém a carne de frango deve ser consumida sem pele, não pode ser frita ou com adicional de molhos gordurosos. Tida como uma proteína magra o frango ajuda na regeneração muscular – durante a musculação as fibras musculares são rompidas e é no processo de cicatrização que o músculo cresce e fica definido. A proteína contida no frango atua exatamente no processo de cicatrização do tecido fibroso.

alimento saudável

CEBOLINHA:

O alto poder nutritivo da cebolinha a faz ser considerada um ótimo anti-inflamatório natural. Comer cebolinha todos os dias regula a pressão arterial e combate o estresse. Contém alta concentração de Vitaminas E e C. Logo, aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e a absorção de ferro. Melhora o sistema imunológico de uma forma geral, protegendo o organismo contra doenças degenerativas ou cardíacas. Rica também em magnésio, zinco, manganês e cobre  minerais que ativam o metabolismo.

OVOS DE CODORNA:

Um ovo de cordorna fornece 5 vezes mais potássio e ferro que o de galinha. Outra vantagem é que possui uma proteína denominada ovomucoid que fortalece o corpo humano contra alergias.

CEBOLA ROXA:

Ela é rica em nutrientes, como: cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B e vitamina C. Por isso, a cebola ajuda na prevenção de doenças  melhora o sistema nervoso e ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

INHAME:

O inhame é rico em amido (carboidrato) que confere a este tubérculo alto valor energético. Contém também cálcio, fósforo e ferro  além de vitaminas do complexo B, principalmente tiamina (B1). Para que possamos fazer proveito destes nutrientes, o inhame deve ser bem cozido. Mal cozido torna-se indigesto.

OVO:

1 ovo inteiro tem 1.5 gramas de gordura saturada,nosso corpo precisa dessa gordura para sintetizar hormônios como a testosterona e aumentar a massa muscular. Por fim, além de ser um alimento completo com 13 vitaminas essenciais e minerais, o ovo é pouco calórico. Um ovo contém cerca de 70 calorias  o equivalente a uma fruta média. A gema do ovo contém vitamina D( importante para prevenção do câncer e da osteoporose).

 

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RÚCULA:

Rica em fibras aumentando a saciedade e vitamina C aumentando a imunidade. Também é rica no grupo de vitaminas complexo B, tais como a tiamina, riboflavina, vitamina B-6 (piridoxina) que são vitaminas importantes e melhoram as funções metabólicas.

CASTANHA DO CAJU:

Rica em vitamina E um antioxidante que previne o envelhecimento precoce.  Ela também possui potássio e fósforo, o potássio regula os batimentos cardíacos, previne as cãibras e regula a quantidade de água no corpo, já o fósforo ( fortalece os ossos, melhora a memória e evita a fadiga) se consumida com moderação, a castanha pode controlar o nervosismo, a depressão e a fraqueza, pois é rica em magnésio.

ERVILHA TORTA:

Rica  em sais minerais, como enxofre, potássio, ferro, cálcio, fósforo e cobre. Esses elementos favorecem os tecidos do corpo e regulam os impulsos nervosos.  A ervilha também é rica em muitas vitaminas. A vitamina A é essencial para a visão e para uma boa formação dos ossos. As vitaminas do complexo B auxiliam no metabolismo energético e a vitamina C ajuda no processo de cicatrização.

ALHO:

Rico em minerais, como ferro, silício e iodo e vitaminas A, C e do complexo B. Desta forma, o alimento é bastante útil para afastar gripes e resfriados, além de fortalecer o sistema imunológico.  O alho contém uma substância chamada alicina. Ela é responsável pelo forte odor que o tempero deixa no hálito, mas também carrega propriedades bactericidas. Para completar, o alho é excelente para hipertensos, pois ajuda a reduzir a pressão arterial, e é um grande aliado na prevenção do câncer do aparelho digestório. Os benefícios para serem aproveitados, o alho deve ser ingerido cru e macerado.

TOMATE CEREJA:

O tomate é rico em licopeno  um carotenóide que dá a coloração vermelha aos alimentos e que é um potente  antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo, protege o sistema cardiovascular e também protege o organismo contra alguns tipos de câncer.

ABOBRINHA:

A abobrinha tem poucas calorias e pode substituir massas em diversas receitas, aumentando o teor de vitaminas e fibras. Com pouquíssimas calorias (27 kcal por 100 g) a abobrinha é composta basicamente por água 95% do legume é composto por líquido. No entanto ,é uma boa fonte de vitamina C e betacaroteno que é convertida em vitamina A no organismo.

ATUM:

Atum é um peixe extremamente nutritivo. É rico em Proteínas de alta qualidade  e possui nutrientes importantes como selênio e magnésio e ômega-3( ácidos graxos essenciais) Benefícios do Atum Para Saúde Cardiovascular: Os  ácidos graxos ômega-3 nos Atum são responsáveis por uma longa lista de benefícios cardiovasculares. Os ómega-3 ajuda o sistema cardiovascular, auxiliando na prevenção de ritmos cardíacos irregulares, tornando-se menos provável a formação de coágulos de sangue e melhorar a razão de bom (HDL) para colesterol (LDL), potencialmente nocivo. O  ômega-3 reduz a inflamação e, assim, a conversão do colesterol em placas que entopem as artérias.

GERGELIM:

Rico em gorduras monoinsaturadas, apresenta grandes  concentrações  de fibras ,ajuda no controle da glicemia , possui alto teor de cálcio e fósforo. Além de ser rico em vitaminas do complexo B. Se não bastasse, o potencial anti-inflamatório do gergelim ainda ajuda a eliminar as toxinas do organismo, favorecendo o combate ao inchaço.

ARROZ NEGRO:

O arroz preto apresenta cerca de 30% mais fibras que o arroz integral, o que é excelente para fazer fluir bem o trânsito intestinal. E mais: O arroz negro possui cerca de 20% a mais de proteína que o arroz integral além de ser riquíssimo em magnésio, mineral fundamental para a fixação do cálcio nos ossos. Como é rico em fibras, o arroz negro também provoca maior sensação de saciedade e retarda a fome.

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