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Tudo sobre a chia, superalimento

Chia

Superalimento

A semente de chia, conhecida como Sálvia Hispanica, é vendida integralmente, moída ou em óleo. Suas propriedades nutritivas especiais a fizeram bastante consumida por civilizações antigas. É considerada um alimento funcional por possuir ótimas características antioxidantes. Seu efeito mucilaginoso (de absorver e reter água) é devido à alta concentração de fibras e tem sido usada por quem busca emagrecer, já que intensifica a sensação de saciedade.

Segundo a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Escola de Química e Alimentos, uma avaliação de suas propriedades e possíveis utilizações mostrou que a chia possui um elevado valor nutricional com alto conteúdo de ácido α-linolênico (ômega-3) e linoleico (ômega-6), antioxidantes, fibra dietética e proteína. A presença desses ácidos graxos na dieta garante uma diminuição da ocorrência de doenças cardiovasculares, visto que doenças crônicas continuam sendo a principal causa de morte e de incapacidade nos países industrializados e que também estão crescendo rapidamente nos países não industrializados. Há evidências epidemiológicas de que as dietas que promovem a saúde são ricas em fibras alimentares e ômega-3 e pobres em gordura saturada, gordura trans.
Cabe ressaltar que o grão de chia não possui glúten, a principal proteína presente no trigo, aveia, cevada e centeio, que limita a ingestão desses alimentos por parte da população portadora de doença celíaca. A chia é aprovada pela Associação dos Celíacos da Argentina como adequados para uso em pacientes celíacos.

Componentes da Chia

  • Ômega 3 – A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
  • Proteínas – É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais.
  • Fibras – A alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento, na boa digestão e melhora do funcionamento do intestino.
  • Antioxidantes – A chia possui flavonoides como kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos caféico e clorogênico. Esses reduzem radicais livres no corpo e apresentam ação anti-inflamatória. Em numerosos estudos pré-clínicos foram demonstrados que a kaempferol tem muitas atividades farmacológicas, dentre elas antimicrobianos, anti-cancerígenos, cardioprotetor, neuroprotetores, antidiabético, anti-osteoporose, estrogênica / antiestrogênica, ansiolítico, analgésico e atividades anti-alérgica.

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Como consumir a chia?

  • Adicione as sementes de chia nos sucos e vitaminas.
  • Misture as sementes de chia no iogurte.
  • Moa as sementes e misture com farinha sem glúten e ovos para fazer panquecas.
  • Adicione as sementes nos molhos para salada.
  • Misture sementes de chia em smoothies.

Receita de crepe com Chia

  1. Misture 3 colheres de sopa de tapioca com 1 ovo,
  2. 1 colher de sopa de cottage lacfree e
  3. 1 colher de sobremesa de semente de chia.
  4. Misture até formar uma massa. (Colocando a chia na massa, você garante uma refeição com menor índice glicêmico).
  5. Unte a frigideira com azeite e jogue a massa, espere um minuto e vire o outro lado.
  6. Recheio salgado: queijo minas lacfree, orégano e cogumelos.
  7. Recheio doce: géleia100% fruta.

Leia: Receita de Rabanada de Forno.

Referências:

PICININ, C. T. R. Caracterização química, ação antioxidante e influência do consumo de grão de chia (Salvia hispanica L.) nos níveis glicêmicos. 2014. 135 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.

AMERICAN HEART ASSOCIATION – AHA. International Cardiovascular Disease Statistics. Dallas: American Heart Association, 2004. 14

Andrade, Larissa de Aguiar. “Caracterização e avaliação de compostos bioativos da chia (Salvia hispanica L.).” (2012).

Nutricionista formada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Pós-graduada em Ortomolecular e Nutrigenômica
Pós-graduanda em Fitoterapia
Meu email é nutricarolfranca@gmail.com
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