Impulsão 30

O que postar nas redes sociais? Onde conseguir conteúdo?

Conteúdo para as redes sociais

O que postar?

Muitos profissionais de saúde e Educadores físicos tem dificuldade para trabalhar marketing pessoal pela internet. E um dos problemas que mais me relatam e como conseguir conteúdo?

Apesar de ser uma dúvida muito frequente nos profissionais de saúde é mais simples do que muitos imaginam.

Seu objetivo é impulsionar a carreira e para isso, seu conteúdo tem que ser relevante. O que eu quero dizer com isso?

Você tem gerar valor para a sua audiência, agregar.

Antes de falar de conteúdo é importante que você já tenha definido seu público alvo.

Baseado nele, você monta a sua estratégia e sua organização para as postagens. Depois entra com o conteúdo.

O profissional detentor do conhecimento, sabe as dúvidas dos clientes, sabe o que ele precisa e no fundo conhece ele melhor que ele mesmo certo?

Então, uma forma de começar as suas postagens é se colocar no lugar do seu cliente, sair um pouco do que você conhece e pensar em como a sua informação vai ajudar quem está do outro lado.

Lembre-se, você é o detentor do conhecimento. Então, o seu conteúdo básico, pode ser muito relevante para ele.

Pense sempre em como ajudar, como ser útil e direcionar a sua informação o mais simples e prática possível para o leitor.

O cliente muitas das vezes não sabe o que nos achamos ser o básico, esse é o primeiro ponto.

Principais assuntos buscado pelas pessoas no quesito saúde:

  • Emagrecimento,
  • Ganho de massa muscular,
  • Melhores exercícios,
  • O que comer,
  • Dieta milagrosa,
  • Receitas

Comece pelo simples e básico, busque atuar na área que você tenha o domínio e as dúvidas se repetem.

Você não precisa passar um super conteúdo inédito mas sim, abraçar o básico e ir colocando a sua pitada conforme for conseguindo a confiança do usuário.

E mais uma dica, a regularidade é tão importante quanto a qualidade do conteúdo. Imagina se você for ficar estudando e buscando sempre um conteúdo inédito, vai postar 1 vez por mês e olhe lá.

A dica é girar com o conteúdo básico e colocar a sua especificidade.

No ambiente das redes sociais o ponto importante é fazer social, é um erro passar conteúdo específico o dia todo.  Pode até ficar cansativo.

@pedro_cruz
@pedro_cruz

Dica do que postar:

  • Conteúdo específico,
  • Conteúdo básico,
  • Curiosidades,
  • Conteúdo informativo,
  • Rotina diária,
  • Mitos,
  • Antes e depois,
  • Receitas,
  • Como fazer,
  • Acontecimento real time.

Conteúdo específico:

Esse é aquele conteúdo que vai te tomar um tempo pra pesquisar, buscar informações, artigos e tem um ponto específico que você quer passar.

É onde você se aprofunda em um tema técnico de saúde ou da sua especialidade, como falar sobre tendinite ou falar sobre carboidratos.

Conteúdo básico:

O básico é o seu giro, a sua identidade, pode ser muitas das vezes só uma imagem que expresse o que você é o que você faz, como no caso do nutricionista a foto do seu almoço com uma chamada, está servido?

Esse post é o que te faz ganhar tempo e estar sempre ativo na rede social.

Curiosidade:

Adoro esse, é o conhecido você sabia?

Esse post pode ser um coringa para você, separe um tempo e se dedique a prepara vários desses você sabia ou curiosidades exemplo:

Você sabia que 30 min de bicicleta gasta x calorias ou curiosidade como a laranja é mais calórica que outra fruta.

Esse post curiosidade pode ser infinito, vai depender da sua organização e criatividade. Busque conteúdos simples e objetivos que muitas das vezes para o profissional de saúde pode parecer simples mas para o seguidor pode fazer uma super diferença.

Conteúdo informativo:

Dar uma informação de alguma coisa que esteja acontecendo ou uma novidade, mesmo que ela seja simples mesmo. Exemplo:

Domingo tem a corrida x que vai acontecer no rio de janeiro, um boa sorte aos praticantes fica aí uma dica de…

ou

Acabou de abrir a loja y, adorei os pratos de salada e isso claro sempre com uma foto sua original, com certeza vai te trazer muita credibilidade.

Quando você encara esse post como uma rotina sua, ele vai ajudar muito você e os seus seguidores.

Rotina diária:

Esse não preciso nem entrar em detalhes mas quero deixar um ponto de atenção.

Esse momento é onde você torna o seu ig mais humano, mais próximo do seguidor, porém com cuidado para ele não se tornar seu diário.

No caso da rotina o seguidor quer ver também as dificuldades que você passa no dia a dia, se você realmente tem disciplina, se você faz o que fala e assim por diante, tem gente que tem uma super facilidade com isso, já tem gente que tem mais dificuldade, meu conselho: seja você mesmo.

Nem 8 nem 80, vai sentindo a recepção dos seguidores.

@pedro_cruz
@pedro_cruz

Mitos:

O assunto mitos pode ser mais uma carta na manga e um ótimo post para reforçar o seu conhecimento. Pense nele com caminho e aproveite os momentos, busque as dúvidas dos seus clientes.

Esclareça alguns pontos chaves, esse post costuma ter uma boa taxa de repost.

Antes e depois:

Esse é o grande trunfo dos nutricionistas, é o momento onde você transforma tudo o que vem falando e fazendo em realidade. É a hora que seu seguidor sente na prática o que você vez com outras pessoas. Acredito que quando o antes e depois é bem trabalhado, se torna em uma ferramenta muito importante que deve ser usada. Atenção sempre para a autorização do cliente claro, busque ter esse hábito de tirar ou pedir para tira a foto antes, vejo muitos pecarem nesse antes e depois simplesmente por não tirarem as fotos no início do tratamento.

Fica essa dica, se programe, as coisas não acontecem por acaso.

Receitas:

Esse é top e um dos assuntos mais procurados na internet e nas redes sociais, receitas de tudo que você pode imaginar, se conseguir ter uma rotina de postagem sobre receitas com certeza é sucesso garantido.

Agora, muito importante nesse ponto receita é a qualidade da imagem e a originalidade. Faça fotos reais se preocupe com a apresentação do prato e pronto tiro certo.

Como fazer:

Esse é um verdadeiro tutorial, serve para qualquer tipo de coisa, desde uma receita até um como fazer uma exercício. Passar os detalhes o pulo do gato no seu post, use a criatividade, vale postar um quadrinho de fotos com a sequência ou um vídeo mostrando como se faz.

Dica para o post receita é tentar fazer coisas simples e sempre lembrar do seu público alvo.

Real time, tempo real:

Particularmente adoro esse tema que é postar o que está acontecendo em tempo real, simples assim. Se você está em um congresso, em uma aula, na praia, correndo, em um restaurante, tentar passar ao seguidor o que realmente está acontecendo naquela hora.

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Leia matéria 10 dicas de como escolher suas fotos para as redes sociais.

Fotos:

Pedro Cruz siga no instagram @pedro_cruz

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br