Impulsão 30

Como usar o Google Alerts para monitorar sua reputação e se manter informado

Google Alerts

Ferramenta fundamental nos tempos modernos

Como se manter atualizado nos assuntos importantes para sua carreira e ainda monitorar seu nome na internet, Google Alerts.

Um recurso antigo, simples mas que pode te ajudar a monitorar a sua reputação e seus temas de interesse na internet é o Google Alerts.

Já faz alguns anos que o Google criou o Google Alerts https://www.google.com.br/alerts

A ferramenta monitora novos conteúdos divulgados na internet e pode funcionar como um filtro ativo, lhe enviando diariamente assuntos do seu interesse por e-mail.

O mecanismo Google Alerts é bem simples:

Você acessa o endereço https://www.google.com.br/alerts e cadastra termos do seu interesse, escolhe a frequência com que quer ser avisado da incidência, as fontes, idioma, região e a quantidade. Seleciona o seu e-mail e pronto. Ficará sempre atualizado sobre as novidades.

Eu por exemplo tenho alguns alertas cadastrados como “Marcello Paiva”, “30tododia”, “Sedentarismo”.

Pra exemplificar como isso funciona na prática vou passar alguns alertas que eu tenho.

Começando com o termo “Marcello Paiva”, pois tenho interesse em saber tudo sobre o meu nome.

Nas configurações coloquei a “frequência” como “no máximo uma vez por dia”, “Fontes” como “automático”, “Idioma” como “Qualquer idioma”, “Região” como “Qualquer região” e “Quantos” como “Ver todos”.

Nesse alerta, como é um termo muito específico, meu nome, inclui a maior abrangência possível, mas em casos como a termos mais abrangentes como “Sedentarismo”, é melhor restringir os alertas para não ficar com muita informação e não ter tempo de ler tudo. Mas no caso do alerta “Marcello Paiva”, hoje recebi o seguinte alerta:

6c8f19a8-1e5a-47bb-bc4c-bc6dd642271b

 

Pra ver a notícia acesse o link: http://www.rio2016.com/noticias/instagram-do-rio-2016-mostra-lancamento-da-rota-da-tocha-no-pique-de-marcello-paiva-do-30to

Essa foi uma matéria que saiu no site dos Jogos Olímpicos 2016 http://www.rio2016.com/ da minha participação no lançamento da rota da tocha olímpica. Se você perceber, a matéria foi publicada no dia 25/02/2016 e eu recebi um alerta já no dia seguinte de que tinha saído a matéria e eu fui lá conferir. E isso acontece diariamente. Muitas vezes eu nem sei que vai sair, mas fico informado de tudo que sai com meu nome pra ler e inclusive guardar no meu clipping.

No alerta “30tododia” o meu objetivo é semelhante. Monitorar onde está saindo matérias sobre o #30tododia, inclusive matérias que saem no site www.30tododia.com.br e são replicadas em outros sites e blogs.

No caso do alerta “sedentarismo”, meu objetivo já é totalmente diferente. Meu principal objetivo como educador físico e criador do #30tododia, é acabar com o sedentarismo, assim eu monitoro todos os artigos sobre o assunto pra me manter informado e poder ter acesso as novidades sobre o tema.

Como você pode ver, o Google Alerts pode ser muito útil no dia a dia. Abaixo listo algumas ideias de uso para esta ferramenta. Com certeza algumas delas podem ser usadas por vocês.

  • Estar sempre atualizado sobre determinado tema, assunto, notícia ou estudo;
  • Descobrir o que estão falando sobre você cadastrando o seu nome;
  • Monitorar profissionais, concorrentes e clientes. (cadastrando o nome da pessoa ou marca do seu concorrente, ou de algum profissional referência na sua área você terá a oportunidade de ler o conteúdo eles aparecem);
  • Procurar oportunidades;
  • Se você deseja trabalhar em alguma empresa pode cadastrar o nome da vaga desejada e receber alertas quando estas oportunidades surgiram. Isso é muito usado por profissionais que desejam ingressar no serviço público, por exemplo;
  • Acompanhar a indexação de conteúdo do seu próprio site ou blog.

google alert 01

Agora é com você, acesse https://www.google.com.br/alerts e cadastre os seus alertas.

Se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo.

Envie e-mail para marcellopaiva@impulsao30.com.br

Siga no Instagram @paivamarcello

Baixe o Ebook #impulsao30 10 passos para impulsionar a sua carreira através do instagram. 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br