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Exercício para prevenção e tratamento do câncer de mama

Câncer de mama

Exercício é o remédio

Atividade Física uma grande aliada na Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama.

O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, precedido apenas pelo de pele não melanoma, ele responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Estatísticas indicam um aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

O INCA (2015) estima somente para este ano 57.120 novos casos no Brasil. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, sendo a idade o principal fator de risco, seguido do componente genético e hereditariedade.

O excesso de peso e obesidade aparecem como importantes fatores de risco, as mulheres que após os 18 anos ganharam mais de 25 kg possuem 50% mas chance de desenvolver a doença e após a menopausa o ganho de 10kg ou mais aumenta a incidência em 18%. Logo manter o peso adequado, através do exercício e de uma alimentação balanceada é um poderoso aliado no combate a doença.

Felizmente, com o diagnóstico precoce e com os avanços da medicina Oncológica no seu tratamento, a maioria dos casos tem um ótimo prognóstico.

Uma excelente notícia é que evidências crescentes apontam que a atividade física regular está inversamente relacionada ao desenvolvimento do câncer da mama. Estima-se uma redução provável de 25% no risco de se desenvolver o câncer de mana entre as mulheres engajadas num programa de exercícios.

Além da prevenção, as mulheres que praticaram exercício após o diagnóstico da doença tiveram uma redução significativa de 34% na taxa de mortalidade e de 24% em sua reincidência.

Outros benefícios associados com o exercício durante e após o seu tratamento foram:

  • redução da ansiedade,
  • aumento da função cognitiva,
  • autoestima e convivência social,
  • redução do peso e gordura corporal,
  • ganho da força muscular e melhora da qualidade de vida através do aumento na capacidade de realizar as atividades funcionais diárias e de lazer.

Para alcançar todos estes benefícios basta você acumular apenas 150 minutos (5 x 30 min) de atividade aeróbia moderada (bicicleta a 16 km por hora ou caminhada a 5km por hora) ou 75 minutos ( 3 x 25 min) de atividade vigorosa (bicicleta > 17 km por hora ou trote leve a 8.5 km por hora) por semana.

O ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte) e a ACA (Associação Americana de Câncer) recomendam ainda o treinamento da força na musculação de 2 a 3 vezes por semana e a prática de outras modalidades como ginástica, yoga, pilates e alongamento.

Consulte a nossa equipe de professores para adequar e manter o seu treinamento sempre motivante e atualizado, a chave da prevenção e longevidade está na prática regular e contínua do exercício.

Prof. André Leta, M.s – Diretor Técnico da Proforma.

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@jess_acocella
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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