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Dieta detox, fazer ou não fazer?

Dieta Detox

Sim ou Não

Passados Natal, Ano Novo e todas as confraternizações de final de ano, as ceias e comilanças se foram. Mas alguns ainda vão curtir até o carnaval. Nesse início de ano o que mais escuto são as pessoas dizendo que realizarão uma ou duas semanas de dieta detox, com o objetivo de ficarem livre das toxinas consumidas no período de festas. Afirma Dr. Walter kantovitz

Toxinas? Você consumiu produtos tóxicos?

Nesse caso precisamos de internação hospitalar e não de dietas restritivas, pois nosso organismo, através dos rins e fígado sadios (sem doença pré-existentes), tem capacidade suficiente de remover alguma toxina alimentar, se realmente foi ingerida, ou mesmo se a pessoa fez algum tipo de exagero de açúcar, bebida alcoólica ou mesmo sal.

Até o momento, a literatura não respalda o uso de dietas detox com esse objetivo. Bases científicas mostram que o termo detox está associado principalmente à desintoxicação de drogas e álcool.

Raríssimos artigos estão relacionados à alimentação, os quais envolvem estudos experimentais ou pequenos ensaios clínicos.

Entendo o que as pessoas estão procurando nesse momento. Restringir alimentos numa forma de tentar compensar aquilo que foi ingerido em excesso e tentar equilibrar novamente sua dieta. Não é isso?
Particularmente, esse termo detox vindo do desintoxicar ou mesmo de seus sinônimos (desenvenenar ou desimpregnar) me incomoda. Creio que um termo mais apropriado seria a palavra equilibrar.

Dieta Equilibrex?

Brincadeiras à parte, os benefícios em realizar esse tipo de dieta são pelo fato dos alimentos serem in natura, como hortaliças, frutas e outros com o mínimo possível de processo industrializado.

Além disso, deve-se ingerir uma quantidade de 2 a 3 litros de líquidos (água, água de coco, sucos e chás).

Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes, além de apresentarem muitas vezes baixo valor energético. Por isso, fazer o uso desses alimentos, não só nessa dieta, são necessários pois possuem inúmeros benefícios a sua saúde.

Se optar por esse tipo de dieta, ela não deve ser seguida por muito tempo.

Poderá ser realizada até uma semana com acompanhamento médico/nutricional. Como já escrevi há algum tempo nesse mesmo site.

Leia: Dieta Detox ou Dieta Desintoxicante.

O que deve conter em um bom “suco detox”.

  1. Alimentos ricos em água e vitamina C, como laranja, lima, limão, abacaxi, a própria água ou água de coco.
  2. Um ou dois tipos de vegetais: couve, espinafre, beterraba, acelga, alface, pepino, aipo, salsa, coentro, manjericão, rúcula, agrião, pepino, hortelã, cenoura.
  3. Frutas para adocicar naturalmente, como maçã vermelha ou verde, morango, mirtilo, melancia, abacaxi, kiwi, uvas frutas vermelhas, pêra, entre outras.
  4. Um superfood como gengibre (ação anti-inflamatória, termogênica e facilita a digestão), canela, chia, pimenta caiena, maca peruana, cúrcuma ou gojiberry, para acrescentar mais fitoquímicos que vão potencializar o equilibrio natural do seu metabolismo.

Exemplo de cardápio para um dia completo.

• Café da Manhã
400ml de suco com um item de cada um citado acima.
• Lanche da Manhã (colação)
50 g de mix de sementes e castanhas (abóbora, girassol, caju, amêndoas, do brasil)
• Almoço
100 g de peito de frango desfiado com 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem.
100g de mix de salada item 2 descrito acima + 5 tomates cereja + 1 colher de sobremesa de azeite e 1 colher de sobremesa de suco de limão.
• Lanche da Tarde
300 ml de chá verde + 2 lascas de gengibre + 5 folhas de hortelã
• Jantar
120g de merluza grelhado + mix de salada de folhas verdes (item 2 descrito acima) + 40-50g de cenoura crua ralada + 40-50g de beterraba crua ralada
• Ceia
300 ml de suco com 1 item de cada um dos quatro citados acima (de preferência para a fruta maracujá 50 g do produto comestível)

Equilibre-se e se mantenha saudável o ano todo, não só por um momento.

Até a próxima Dr. Walter Kantovitz
Siga no Instagram @walterkantovitz

Educador Físico e Fisioterapeuta (METODISTA)
Médico (PUC-CAMPINAS)
Pós Graduado em Fisiologia do exercício e biomecânica (USP-SP)
Pós Graduando em nutrologia (ABRAN)
Residente Medicina Esportiva (USP-SP)
email: walteresportiva@yahoo.com.br
instagram: @walterkantovitz
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Educador Físico e Fisioterapeuta (METODISTA) Médico (PUC-CAMPINAS) Pós Graduado em Fisiologia do exercício e biomecânica (USP-SP) Pós Graduando em nutrologia (ABRAN) Residente Medicina Esportiva (USP-SP) email: walteresportiva@yahoo.com.br instagram: @walterkantovitz