Respeite Um Carro a Menos

Tudo sobre Mountain Bike

Seja bem-vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Imagem 3

Mountain Bike é uma modalidade de ciclismo que consiste em pedalar por terrenos irregulares como estradas de terra, trilhas em montanhas, parques e fazendas. O tipo de bicicleta utilizado também é conhecido como Mountain Bike e é boa para ser utilizada tanto na terra quanto na cidade. É seu par perfeito se você sai do asfalto de vez em quando. Existe também a Mountain Bike 29’ com a roda maior que a normal que ajuda a manter a velocidade em terrenos difíceis. Esse tipo é ideal para quem tem mais de 1,70m.

O esporte nasceu na década de 1950 na Califórnia através de surfistas que procuravam atividades em dias sem ondas e ciclistas que queriam desafios diferentes das convencionais competições de estrada. A brincadeira se tornou séria e no fim da década de 1970 foi criada a primeira bicicleta para a prática do Mountain Bike, a Breezer #1.

Imagem 1

 

Existem algumas modalidades de competições de Mountain Bike. Em todas elas é necessário o uso de equipamento para a prática, como uma bicicleta adequada, capacete, luvas, câmara-de-ar reserva, bomba-de-ar, água e alimentos. Como na maioria das vezes o esporte é praticado individualmente, é de extrema importância que o ciclista possua conhecimentos básicos de manutenção e reparo de bicicletas.

Imagem 2

Conheça algumas modalidades!

Cross-country ou XCO: Prova disputada em estradas de terra, com alto nível de subidas e descidas. Geralmente são provas longas, de 30 a 40 km, feitas em percursos técnicos e pesados.

Trip-Trail ou Maratona ou XCM: Prova de percurso longo que leva de um ponto a outro, podendo ou não ser o mesmo do início. O nome Trip-Trail se dá por ser praticamente uma viagem por trilhas e estradas de terra. Alguns percursos, chamados de Maratona, podem ser bem longos e chegam até 2 ou três dias. Trilhas feitas por lazer pelos amantes de Mountain Bike costumam ter a característica de um Trip-Trail.

Sprint Eliminator ou XCE: Prova com circuito menor que o XCO, mais rápido e com mais obstáculos. O atleta é obrigado a fazer muita força para fazer o melhor tempo.

Downhill ou DH: Nessa prova o ciclista passa um percurso em descida com terreno bastante irregular, enfrentando situações de bastante risco. Costuma-se usar um capacete full-face (todo fechado, parecido com o de moto).

Freeride: É uma variação do Downhill e a principal diferença é a utilização de terrenos variados, em vez de apensa descidas. Quando praticado na cidade é chamado de Urban Assault e usam obstáculos urbanos, como escadarias.

BMX: O nome vem de Bicycle Motocross, pois as primeiras bicicletas imitavam motos. A prova é disputada em circuito com várias voltas e obstáculos como jumps e curvas de parede.

4X (lê-se four cross): Modalidade que possui obstáculos de BMX em um terreno inclinado, onde quatro competidores descem simultaneamente.

Trial: Percurso com diferentes obstáculos. Os competidores começam com determinada pontuação e perdem pontos a cada vez que tocam o chão com algum dos pés.

Enduro de Regularidade: Prova disputada com uma planilha, que contém as referências a serem seguidas e a média horária estipulada pela organização. O objetivo não é ser o primeiro a chegar, mas sim ser o mais regular. Chegar no horário exato concede ao competidor ZERO pontos. Para cada segundo de atraso ele será penalizado com UM ponto e para cada segundo adiantado, TRÊS pontos. O vencedor será aquele que obtiver o menor número de pontos. Normalmente é disputado em duplas. A prova é disputada em estradas abertas e trilhas fechadas.

Imagem 7

O Mountain Bike é um esporte radical e apaixonante. Tomar todas as precauções possíveis e utilizar os equipamentos recomendados é essencial para garantir a segurança dos praticantes. Treino e experiência são necessários para garantir um bom rendimento. Experimente a incrível sensação de liberdade que o Mountain Bike oferece!

Imagem 8

 

Conheça aqui a plaquinha Mountain Bike!

Senta na Mountain Bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br