Respeite Um Carro a Menos

Refletivas: As novas plaquinhas para pedalar à noite

Pedalar à noite

Como pedalar à noite com mais segurança

Ser visto é a prioridade de quem pedala durante a noite. Como a visibilidade dos motoristas piora muito nesse período, pedalar no escuro requer muita atenção. É fundamental que os ciclistas ajudem tornando-se bem visíveis.

Pedalar à noite

 

Muitos são os que utilizam a bike depois que o sol se põe, seja por opção ou necessidade. Quem usa a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho já encontra o dia com pouca ou nenhuma luminosidade na hora de voltar para casa. Os praticantes do ciclismo competitivo precisam de um horário adequado para treinar e encontram na madrugada seu melhor refúgio, uma vez que o movimento de carros diminui consideravelmente. Os adeptos do cicloturismo muitas vezes pedalam no escuro também, já que viajam por longas distâncias em cima da bike. Há ainda os grupos de pedal, aonde os amantes da bicicleta combinam  as pedaladas fora do horário comercial para poder ser encontrar. Sem contar com as pedaladas organizadas especialmente para o período da noite também. Um bom exemplo é a Night Riders com edições em diferentes cidades pelo Brasil.

 

Seja qual for o motivo de você estar pedalando à noite, algumas medidas são essenciais para garantir a sua segurança:

7 cuidados para pedalar à noite

  1. Use roupas claras e chamativas
  2. Evite as grandes avenidas em que a velocidade dos carros é maior
  3. Não use fones de ouvido para antecipar a aproximação de qualquer veículo
  4. Não confie no sinal verde, já que muita gente não respeita
  5. Pare em locais movimentados se precisar descansar ou consertar algo na bike
  6. Varie o trajeto e o horário
  7. Use a Plaquinha Refletiva do Respeite!

 

Quanto mais tarde menos carros na rua. A fiscalização diminui e naturalmente a velocidade de alguns carros aumenta. Se aliarmos a falta de luz a esse cenário temos uma combinação bem perigosa que merece a devida atenção para minimizar os riscos. Luz no escuro é sinônimo de segurança, portanto quanto mais sinalizado estiver um ciclista e sua bicicleta, melhor para todos.

O Código de Trânsito Brasileiro define que a sinalização noturna é obrigatória nas bicicletas.

Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
(…)
VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Refletivas: As novas plaquinhas para pedalar à noite

 

A Plaquinha que brilha no escuro

 

Pedalar à noite

Pedalar com segurança não significa abrir mão do estilo. E nem da nossa ideologia. Com essa ideia fixa na cabeça, pensamos durante meses em uma maneira de oferecer mais segurança para os colaboradores do Respeite que costumam pedalar à noite com as nossas plaquinhas. Depois de muita procura conseguimos encontrar o material perfeito e agora adicionamos mais uma plaquinha para a imensa família do Respeite. Além de mais de 800 opções, agora é possível também colorir a sua bike com a Plaquinha Refletiva do Respeite!

 

Pedalar à noite

Testamos a sua eficiência pedalando vários dias durante à noite. O resultado foi uma sessão de fotos muito legal que você pode acompanhar aqui. Esperamos que sirva para inspirar você a pedalar depois do pôr-do-sol, também.

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br