Respeite Um Carro a Menos

Por que tantas bicicletas circulam nas calçadas?

bicicletas nas calçadas

Todos os colaboradores e ciclistas que utilizam as plaquinhas do Respeite, receberam junto com a placa a “Cartilha de Dicas para o Ciclista”. Nessa “Cartilha”, deixamos claro que é importante Respeitar o pedestre e incentivamos o ciclista a descer da bicicleta e empurrá-la quando estiver fora das ciclovias, ciclofaixas e ruas.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa claro qual deve ser a conduta do ciclista em todos os casos. É também a referência para desenvolvermos todas as campanhas educativas que realizamos aqui no facebook, no nosso site e eventos que participamos.

As definições do CTB mostram que as calçadas são áreas reservadas ao trânsito de pedestres. Os passeios, que são partes sinalizadas das calçadas, permitem aos ciclistas pedalarem somente em casos autorizados e explícitos pela sinalização. E o ciclista, ao desmontar da sua bicicleta, se equipara em direitos ao pedestre.

Seguem as transcrições abaixo:

Anexo I do CTB

 

CALÇADA – parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.”

 

PASSEIO – parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.”

bicicletas nas calçadas

Art. 59

 

Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.”

 

bicicletas nas calçadas

Art. 68

É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios (…)
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.”

 

Entretanto a questão não é tão simples. Fizemos uma pesquisa com ciclistas para descobrir a principal razão de termos tantas bicicletas nas calçadas. O resultado é que o ciclista não se sente seguro de pedalar na rua.

Mesmo que dentro do CTB também esteja claro que a bicicleta é um veículo, e tem a preferência sobre o carro nas ruas, de uma maneira geral é preciso evoluir ainda mais para que todos os atores do trânsito urbano possam conviver em harmonia: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

 

bicicletas nas calçadas

É um longo caminho mas nós do Respeite Um Carro a Menos, assim como outras tantas iniciativas trabalhamos com muita dedicação pela afirmação da bicicleta como meio de transporte. Porque não também como uma das formas de melhoria do trânsito nas cidades brasileiras? São tantos exemplos mundo a fora que mostram a importância da magrela e como ela dá certo quando incorporada à cidade.

Abaixo estão os links das campanhas educativas que o Respeite Um Carro a Menos desenvolve. Todos podem ter acesso, especialmente os ciclistas que utilizam as plaquinhas do projeto: uma placa que não só sinaliza, mas também sensibiliza, conscientiza e estimula a interação cordial no trânsito.

Dica para os ciclistas

Regras no CTB

Cartilha completa de Dicas para o Ciclista

 

bicicletas nas calçadas

Senta na bike e curte a brisa no rosto. Valeu!!

 

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br