Respeite Um Carro a Menos

Por que não devemos pedalar na contramão?

pedalar na contramão

Desde pequenos aprendemos a regra mais básica do trânsito, que é justamente a de não andar na contramão. Na ausência de ciclovias ou sinalização para bicicletas, torna-se prudente pedalar na mesma mão dos automóveis que trafegam pelas vias. Infelizmente, por questão de cultura, hábito ou falta de informação é bastante comum vermos essa sugestão sendo negligenciada por ciclistas.

 

pedalar na contramão

Tendo em vista que o respeito à bicicleta ainda é uma característica incipiente nos motoristas pode parecer mais seguro andar de bicicleta na contramão pelo fato de vermos de frente os carros que trafegam. Essa impressão é equivocada devido a alguns motivos listados a seguir:

  • Física

Segundo as Leis da Física, se uma bicicleta está andando no sentido contrário ao de um carro, sendo os 2 veículos em movimento, ao haver uma colisão o resultado do impacto sentido pelo ciclista será a soma das 2 velocidades em que cada veículo se encontra.  Ao andar na mesma mão dos carros, em caso de colisão, o resultado do impacto será a velocidade da bicicleta subtraída da velocidade da bicicleta, amenizando assim as consequências de um possível acidente.

  • Pedestre

Ao atravessar a rua o pedestre costuma olhar para o lado de onde os carros estão vindo e, apesar dos conselhos da mamãe, não é obrigado a olhar para os 2 lados da via. Pedalando na contramão aumentamos as chances de acontecer um acidente envolvendo a bicicleta e o pedestre. Respeite o pedestre!

  • Visão

Para que a bicicleta seja vista por todos como um veículo e tenha o devido respeito para compartilhar as vias com outros veículos, é necessário que os próprios ciclistas se comportem como tal para que aos poucos a visão do motorista a respeito da bicicleta seja alterada. Seja a mudança que espera dos outros!

pedalar na contramão

 

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br