Respeite Um Carro a Menos

Pedalando com os filhos

Seja bem vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Algumas pessoas possuem uma agenda muito agitada e às vezes não sobra tempo para a prática de exercícios. Quando existe motivação, essas pessoas encontram um jeito de superar os obstáculos e realizar #30tododia. Algumas mães e pais descobriram uma alternativa incrível para, ao mesmo tempo, fazer #30tododia, contribuir para a mobilidade urbana e ainda se conectar e se divertir com seus filhos.

Geralmente a escola, a natação, o futebol, ou qualquer outra atividade extracurricular estão localizadas perto de casa, justamente para os pais terem tempo de levar e buscar as crianças. Ideal para se locomover por pequenas e médias distâncias, a bicicleta pode promover uma economia de tempo, pois não fica presa no engarrafamento. Além disso aumenta o bem estar, alivia o estresse e proporciona um momento de diversão com as crianças. Com a Bike Carona tudo isso torna-se possível!!

5

Com cadeiras especialmente feitas para as crianças pegarem carona na bike de maneira totalmente segura, a Bike Carona pode ter uma ou duas cadeiras acopladas, na frente de quem pedala e atrás. Lembrando que é importante botar capacete nas crianças sempre que for pedalar e certificar-se de que o cinto de segurança está bem firme para proteger a criança.

O Blog do Respeite bateu um papo bem legal com a Silvia Ballan de São Paulo, mãe da Marina (Nina) de 6 anos e adepta da Bike Carona desde 2010, quando a Nina tinha 3 anos. Confira abaixo o resultado da entrevista:

1

Para quais lugares você leva sua filha de bicicleta?

Para todos lugares que eu me sinto segura e todos os dias para a escola, ida e volta, desde 2010. Os lugares mais distantes que fomos juntas em São Paulo, pra ter uma idéia, foi o trajeto do Parque do Ibirapuera até o parque Villa Lobos. E quando não usamos a bike, vamos de metrô e ônibus, ou a pé.”

2

Por que escolheu a bicicleta para transportar sua filha?

Eu sempre pedalei pela cidade, como meio de transporte. A bicicleta sempre me facilitou e imaginei isso para nós duas, no caminho da escola. Eu gosto muito de brincar com minhas filhas Bia (15) e Nina (6). Bia já tinha ido em 2001 pra escola de bike, tinha sido uma experiência divertida. Ela costumava ir quietinha, mas esse momento era só nosso, então imaginei isso para Nina também, um momento divertido, ir pra escola!”

4

Ao escolher a bicicleta para levar sua filha, suas vidas mudaram? De que maneira? O que melhorou?

Mudou. Eu não imaginava que levar a Nina pra escola iria ser tão prazeroso. Em 2001, quando levava a Bia, minha filha mais velha, não tinha muitos carros, pegava ruas calmas e apreciava muito a natureza e o caminho. Hoje não existem ruas calmas, parece que o carro dominou cada pedacinho da cidade!

Nós nos sentimos muito alegres de poder ir e vir sem ficar parada nos congestionamentos. Nós compartilhamos músicas, ideias, conversamos sobre tudo que vemos no caminho, fotografamos coisas, pessoas e bicicletas. É muito divertido e nos une, nos deixa cúmplices uma da outra. Ela já aprendeu a subir na cadeirinha da bike sozinha, tem orgulho disso e de chegar na escola num transporte limpo. Nina não tem mudanças para contar, ela sempre foi de bike pra escola.

Nossa vida é melhor, nós levamos toda a simplicidade que a bike nos proporciona neste momento para todo o resto do dia. A bike nos fez refletir numa maneira mais simples e gostosa de viver, e curtir, sem precisar gastar, apenas viver, viver o caminho, viver com simplicidade. Hoje vamos juntas à quitanda de bike e compramos o necessário, levamos na cestinha, lavamos as frutas e verduras juntas. Nós fazemos nosso trajeto devagar e assim fomos conhecendo o bairro, os lugares…. outro dia conhecemos uma nova loja de produtos naturais, paramos a bike, conhecemos novas opções de sementes, e levamos pra casa…. isso dentro do carro nem é possível, não tem aonde estacionar e nem sentimos os cheiros das flores e verduras dos lugares…. tem uma distância que afasta, vidros que separam….

Na bike estamos perto da vida, do que é viver de verdade, sentir e amar. Estamos cada dia mais unidas, numa constante transformação mãe e filha, e Bia, mais velha, absorve as mudanças, pois vivemos nós três no mesmo lar e, juntas, sempre trocamos experiências do dia a dia.

Eu tive experiência em usar um pouco o carro para transportar as meninas, Bia pra escola e Nina em alguns trajetos e confesso que não é prazeroso, não estamos tão próximas, a atenção e tensão são muito intensas dentro do carro. Buzinam, fecham, cortam, carros pra todos os lados… numa disputa sem fim… Não é um ambiente tranquilo.

Sentir, viver, experimentar, amar, participar do caminho compartilhando e vivendo cada pedalada, isso é incrível!”

3

Com esse lindo relato da Silvia, podemos sentir um pouco da transformação que a bicicleta pode realizar em nossas vidas e de nossa família. Todos nós temos uma escolha!

O Blog do Respeite ficou muito feliz em contar experiências tão prazerosas. Fica aqui nosso agradecimento especial para a Silvia, para a Nina e para toda a sua família! Com essa energia e entusiasmo o mundo pode se tornar um lugar melhor e mais sustentável.

Senta na Bike Carona com seus filhos, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

DICA DO RESPEITE:

Veja aqui o melhor tipo de capacete para seus filhos.

 

 

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br