Respeite Um Carro a Menos

Os benefícios de pedalar até o trabalho

Seja bem vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Mude seus hábitos, mude sua vida!

Trabalhar perto de casa é privilégio de poucos. Esses poucos, porém, podem aproveitar bastante as vantagens que essa condição oferece. Dormir um pouco mais ou almoçar em casa são algumas delas. Talvez a mais importante seja o tempo de deslocamento no trajeto entre a casa e o escritório.

Imagem 3
Foto: Ciclovias Invisíveis

Quem mora a pequenas ou médias distâncias do trabalho, até 8 Km por exemplo, possui uma oportunidade incrível nas mãos. As variedade de opções de meio de transporte aumentam e a bicicleta torna-se uma excelente alternativa.

Pedalar até o trabalho traz inúmeros benefícios, como praticar #30tododia, admirar a paisagem, aumentar a auto-estima, o bom humor, contribuir com a mobilidade urbana e curtir a brisa no rosto. Tudo isso só para chegar ao trabalho!

Escolher a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho é capaz de mudar vidas.

Hoje vamos ver como essa escolha influenciou a vida da Mônica Bentes, uma empresária apaixonada por bicicletas, que melhorou bastante sua qualidade de vida desde que passou a pedalar para produzir seus lindos alforjes na Anouk Bags.

Imagem 1
Mônica Bentes e seu meio de de transporte, a bicicleta.

Há quanto tempo você vai de bicicleta para o trabalho?

Se não me engano, há 4 anos.

”

 

Qual a distância que você pedala para chegar no local de trabalho?

Tirando uma média, dá 5,5km de casa para o atelier.”

Se usava outra mobilidade para ir ao trabalho, como transporte público ou carro, o que a mudança para a bicicleta significou para você? Sua rotina mudou?

Antes me deslocava de ônibus e, as vezes, de metrô. Carteira de motorista nunca nem pensei em tirar. Optar pela bike como meio de transporte em meu dia a dia me trouxe alguns benefícios como:

  • Economizar uma grana diariamente.
  • Não passar séculos parada no ponto esperando o ônibus lotado chegar. Não mais depender de um meio de transporte público sem qualidade e ineficiente para mim é um ganho enorme! Não perder horas parada no trânsito me estressando com tudo ao meu redor é uma maravilha!
  • Ter mais um tipo de atividade física em minha rotina, sem que eu a encare dessa forma (uma vez que pedalar é tão natural para mim que sinto a bike como extensão de meu corpo).

De forma natural, me tornei uma pessoa ainda mais paciente, mais atenta à cidade e às pessoas. Na minha rotina, basicamente não preciso sair mais cedo para esperar um ônibus, uma vez que de ônibus levo 1 hora até o atelier. De bike, são cerca de 20 minutos. Acabo usando roupas um pouco mais maleáveis e bolsas e acessórios que facilitem o transporte de minhas coisas na magrela e ajudem na sinalização no trânsito.”

Qual a maior vantagem em ir de bicicleta para o trabalho?

Economia de tempo. Usar o tempo a seu favor, a favor da sua cidade e de outras pessoas. O custo benefício é maravilhoso! Ao mesmo tempo, você se desloca de casa para o trabalho, já faz uma atividade física sem precisar ir à academia, esbarra com outros amigos ciclistas sorridentes pelas ruas e não gasta um centavo por isso! Eu chego no trabalho feliz, a adrenalina já está num nível incrível! A cabeça já vai funcionando, a percepção fica mais aguçada pelo caminho. Nada melhor para pegar logo o ritmo e encarar o trampo feliz.”

Pedalar até o trabalho afeta a sua produtividade? De que maneira?

Da melhor maneira possível. Afetou tanto, mas, TANTO! Que resolvi mudar meu trabalho e trabalhar com algo que incentive outras pessoas a fazerem o mesmo e, quem sabe, a serem mais felizes. ;)”

Imagem 2
Escritório da Anouk Bags, omde Mônica produz seus alforjes.

No próximo dia 09 de Maio acontece o De Bike ao Trabalho. Um dia criado para incentivar quem pode a ir pedalando para o trabalho. Aproveite esse dia, faça um teste e mude a sua vida! Calcule a distância a distância e o tempo que demora para chegar em um dia comum. Depois calcule o mesmo indo de bicicleta no dia 09. Você vai se surpreender!

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br