Respeite Um Carro a Menos

Onde e como fazer Cicloturismo

Seja bem vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Já imaginou pedalar pela Chapada da Diamantina, pela Patagônia ou pelo caminho de Santiago de Compostela?

Imagem 1

Todo mundo gosta de viajar, conhecer paisagens alucinantes e novas culturas. Já imaginou fazer tudo isso pedalando? O cicloturismo é uma atividade que vem crescendo bastante e trata-se de fazer turismo de uma forma saudável, econômica e ecológica, ou seja, sobre uma bicicleta.

Um cicloturista pode conhecer inúmeras cidades em sua rota, e se familiarizar com diferentes costumes. As pessoas geralmente recepcionam quem chega de bicicleta de uma maneira mais calorosa do que quem chega em outros meios de transporte.

Imagem 4

Existem 2 formas de cicloturismo:

Imagem 8

Autônoma

Pode ser praticada tanto solitariamente quanto em grupo. O viajante leva todos os seus pertences em bolsas específicas para bicicleta, conhecidas como alforjes.

Imagem 5

Com Suporte

Uma operadora contratada pode organizar o roteiro, hospedagem e alimentação, transportar os itens do viajante e oferecer serviço de guia.

Imagem 10

Em qualquer uma das modalidades algumas precauções são necessárias para garantir a segurança e evitar os contratempos na estrada. O uso de uma bicicleta confortável, em bom estado e versátil para percorrer por diferentes pisos, como asfalto e terra, é essencial para o bom andamento da viagem. Torna-se fundamental para o cicloturista ter noções básicas de como montar e desmontar a bicicleta, saber trocar ou consertar a corrente, regular freios e trocar marchas. Além disso é importante fazer revisões periódicas na bike, no mínimo uma vez por mês.

Pedro Vianna
Pedro Vianna em sua Bike Fixa

Com apoio do Respeite Um Carro a Menos, o estudante de arquitetura da PUC-Rio, Pedro Vianna, vai realizar uma viagem de Bike Fixa pela Europa. Para quem quiser acompanhar, ele vai contar suas aventuras através do site Euro Fixie e pelo Facebook na página do projeto. Abaixo segue um esboço de seu roteiro para o início da aventura. Não está fechado pois ele prefere uma viagem com surpresas, segundo ele mesmo.

ROTEIRO ESPANHA

24 /06 CHEGADA BARCELONA

Ficar de 4 a 5 dias,

  • conhecer a cidade
  • comprar peças para a bike

29/06 COMEÇAR PEDALADA RUMA A TOSSA DEL MAR (80km)

  • Durante pelada parar em praias no caminho, final do percurso tem ladeira
  • Se tiver sol ficar mais um dia em Tossa

01/07 IR PARA BERGUR (65km)

  • Primeiros 10 km com topografia muito acentuada
  • Depois é caminho tranquilo até o destino

02/07 PEDALAR PARA FIGUERES (65km)

  • Caminho tranquilo
  • Lembrar de contornar área com topografia duvidosa próximo a L’Estartit
  • Cidade de salvador Dali
  • Teatro/museu Dali

03/07 ou 04/07 ATRAVESSAR FRONTEIRA PARA FRANÇA.

 

É possível juntar paixões e conhecer o mundo pedalando. Basta ter perseverança, planejamento e correr atrás de seus sonhos!

 

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

 

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br