Respeite Um Carro a Menos

Motorista Amigo do Ciclista

Motorista Amigo do Ciclista

Seja bem-vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Motorista Amigo do Ciclista

 

A UCT (Universidade Corporativa do Transporte), criada pela FESTRANPOR (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) desenvolveu uma campanha para conscientizar os motoristas de ônibus com informações sobre o convívio com a bicicleta no trânsito. Intitulado “Respeite Um Carro a Menos”, o primeiro episódio da websérie destaca as diferentes utilidades da bicicleta e suas definições. O objetivo final é utilizar os vídeos nos treinamentos de formação dos motoristas.

Muitos não sabem mas, segundo a lei, a bicicleta é um veículo. Sendo assim possui direitos e deveres como qualquer outro veículo que trafega pelas ruas, seja ele motorizado ou não. Todo motorista sabe que deve parar no sinal vermelho por exemplo. Mas será que sabe o que fazer ao encontrar uma bicicleta pela rua?

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Motorista Amigo do Ciclista

 

Art. 29 – XII § 2º (…) os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração – média;
Penalidade – multa.

Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:
(…)
XIII – ao ultrapassar ciclista:
Infração – grave;
Penalidade – multa.

Invertendo os papéis

Se você já levou um “fino” de um ônibus enquanto pedalava sabe o perigo e a ameaça que essa situação pode representar. Será que um motorista de ônibus sabe o que ele provoca ao ultrapassar um ciclista a poucos centímetros de distância? Uma das maiores empresas de ônibus de Recife proporcionou a situação para que diversos motoristas de seu quadro de funcionários sentissem na pele o que signfica levar um “fino”. Clique aqui e confira o vídeo.

Motorista Amigo do Ciclista
Confira aqui a primeira cartilha já produzida com Dicas para Motoristas.
Veja aqui a Placa para Bicicleta Comum que distribui sorrisos enquanto você pedala pelo trânsito.

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

 

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br