Respeite Um Carro a Menos

Dicas para pedalar

Seja bem vindo e sinta-se na sua bicicleta!

O Respeito entre todos é essencial para vivermos em harmonia. Nem sempre é possível pedalar apenas por ciclovias e muitas vezes o ciclista se vê obrigado a andar na calçada ou dividir a rua com os carros. Isso pode trazer insegurança e risco para alguns, portanto preparamos algumas dicas que podem ajudar bastante quem usa a bicicleta na cidade.

Compreender uma questão pode funcionar como um pequeno milagre. Descobrir novas percepções também. Leia as dicas abaixo e veja como deve se comportar um ciclista quando está pedalando no trânsito urbano. Se você é um ciclista ou conhece alguém que utiliza a bicicleta para transporte, lazer, trabalho ou esporte, passe esse conhecimento. A busca pela cidadania é de todos.

Post a

Um pequeno impacto é capaz de causar grandes danos. A cabeça é a parte mais sensível em caso de acidentes. O capacete pode salvar vidas!
Post b

Planeje o seu trajeto. Quanto mais veículos na rua, maior é o trânsito e maior é o risco. A bicicleta pode ajudar; opte por ruas alternativas e se preciso faça o caminho mais longo. Ande sempre na mão dos carros e, quando possível, use as ciclovias. Senta na bike e curte a brisa no rosto!

 

 

Post c

Ainda é difícil e arriscado pedalar a bicicleta somente na rua. Mesmo assim a calçada é do pedestre e devemos respeitar. Se necessário, use o passeio público, nunca em alta velocidade, e como diz a lei: empurre a sua bicicleta.

 

Post d

Ao compartilhar o trânsito com motoristas e pedestres, é preciso sinalizar. A bicicleta não possui setas, por isso informe com as mãos o que pretende fazer e torne o seu movimento mais previsível. Virar a direita, mão a direita. Virar a esquerda, mão a esquerda. É simples, experimente!

 

Post e

É preciso ter o bom senso de ser um ciclista visível quando está pedalando na rua. Por isso não se esqueça: Use cores fortes, contrastes, fitas refletivas e qualquer coisa que alerte para a presença de um ciclista.

 

Post f
A mesma mão que vale para o carro vale para a bicicleta também. Pedalar contrário aos carros prejudica o motorista e aumenta os seus riscos. Lembre-se sempre: Na Contramão Não!

 

Post g

O motorista pode não estar vendo a sua bike! Os motoristas usam a visão periférica para perceber se podem fazer conversões e seguir em frente em cruzamentos. Bicicletas, por serem menores, não são vistas com facilidade.

 

Post h

Como são altos e extensos, os ônibus e caminhões têm muitos pontos cegos, principalmente perto dos espelhos retrovisores. Se precisar, reduza e só siga quando estiver seguro.

 

Post i

Pedalar no mesmo trajeto em que percorrem as motocicletas é um risco para o ciclista. A alta velocidade nesses trechos impede muitas vezes uma freada mais brusca de um motoqueiro ao perceber um ciclista.

 

Post j

Um dos acidentes mais comuns envolvendo ciclistas e automóveis acontece quando os veículos estão parados. Esteja atento aos movimentos no interior dos veículos e evite passar muito perto dos carros estacionados.

O Respeito começa a partir do momento que entendemos e respeitamos. Seja a mudança que espera dos outros. Contribua para uma vida com mais harmonia e uma mobilidade mais sustentável. Respeite Um Carro a Menos!

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!
DICA DO RESPEITE:

Conheça o Bike Anjo, ciclistas experientes e apaixonados pelo seu meio de transporte que ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta na cidade com mais segurança.

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br