Respeite Um Carro a Menos

Dia 19 é Dia do Ciclista: 5 avanços para comemorar!

Dia do Ciclista

Seja bem-vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Todo dia 19 de Agosto é o Dia do Ciclista! E para mostrar que nós só temos motivos para comemorar, decidimos juntar 5 avanços que ocorreram nos últimos meses no mundo da bicicleta! O nosso objetivo é levar você a uma reflexão:

Já notou como cada vez mais as bikes estão fazendo parte da vida das cidades e das pessoas?

Pois é! Mais e mais iniciativas vão acontecendo e o Respeite está de olho para que nada passe despercebido! Olha só:

1. “Ciclista é um carro a menos”

 

Dia do Ciclista
Essa frase foi dita recentemente pelo prefeito de São Paulo Fernando Haddad durante a inauguração de uma ciclovia no Tatuapé, zona leste da cidade. Conhecida por suas imensas filas de engarrafamentos, a cidade parece ter entendido que a mobilidade urbana precisa de alternativas. Para aliviar o trânsito, a bicicleta desponta como a mais simples e eficiente das opções. Criando áreas seguras para os ciclistas trafegarem, o prefeito não só alivia o trânsito, como contribui com o meio ambiente e com a saúde da população.

A prefeitura de São Paulo pretende instalar 400 Km de ciclovia até o final de 2015. Investimentos em infra-estrutura são um belo incentivo à mudança de hábitos e funcionam melhor ainda se acompanhados de campanhas de conscientização. Um passo importante para melhorar a vida dos paulistas!

2. Pedalando e compartilhando

 

Dia do Ciclista

As bicicletas de aluguel se tornaram uma febre em todo o Brasil. O sistema já está disponível em cidades do Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste. A praticidade e o baixo custo incentivam o uso da bike como meio de transporte. Além disso, os fatos de não precisar realizar manutenção e não se preocupar com um local para guardá-la contribuem para a popularização das bicicletas de aluguel. A integração com o transporte público também é um ponto positivo e algumas pessoas, inclusive, decidem comprar a própria magrela depois de experimentar as vantagens do deslocamento com o sistema.

3. IPI Zero para as Bicicletas

 

Dia do Ciclista

Pode soar estranho, mas quem compra uma bicicleta paga mais imposto do que quem compra um carro. Enquanto pagamos em média 72% de imposto em uma bicicleta, essa proporção cai para 32% ao comprarmos um automóvel. Em tempos de trânsito caótico nas grandes cidades brasileiras essa constatação assusta e mostra que existem muitos interesses no caminho para o desenvolvimento da mobilidade urbana.

No último ano, uma mobilização surgiu na Internet para mudar esse cenário. O Bicicleta para Todos criou a campanha IPI Zero para as Bicicletas com o intuito de pressionar o governo a rever a situação. Um abaixo-assinado já conta com mais de 100 mil assinaturas e será encaminhado a deputados e senadores com poderes para reverter o quadro. Para  contribuir clique aqui e deixe sua assinatura.

Estudos indicam que zerando o IPI para bicicletas, que hoje é de 10%, o Brasil teria um aumento de 11,3% nas vendas de bicicletas.”

4. Zona 30

 

Dia do Ciclista

Várias cidades na Europa adotam a Zona 30 em suas ruas. Trata-se de um limite de velocidade fixado em 30 Km/h para facilitar a utilização do espaço público por todos, incluindo ciclistas e pedestres. Desde sua implementação em Londres, na Inglaterra, a cidade registrou uma queda de 40% no número de acidentes enquanto em Bruxelas, na Bélgica, a redução chega a 72%.

No Rio de Janeiro a Zona 30 foi adotada em 40 ruas de Copacabana, bairro em que 60 mil viagens são realizadas diariamente de bicicleta segundo a ONG Transporte Ativo. A sinalização ajuda quem utiliza a bike para se deslocar, mas o respeito e a educação continuam sendo fatores fundamentais para a harmonia entre todos.

5. Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC)

 

Dia do Ciclista

A APCC é uma área destinada exclusivamente à prática do ciclismo de competição em horários pré-determinados no Rio de Janeiro. A iniciativa, uma conquista da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSCCRJ), permite aos ciclistas profissionais treinarem na pista em alta velocidade sem a necessidade de se arriscarem junto aos automóveis. Vale lembrar que geralmente as ciclovias possuem um limite de velocidade de 20 Km/h e quem pedala em competições ultrapassa facilmente esse limite.

A primeira APCC foi instaurada no Aterro do Flamengo e funciona de 4h às 5h30m de segunda a quinta-feira, horário em que fica proibida a circulação de carros. No último dia 12 de Agosto foi criada a 1ª APCC da Barra da Tijuca na Cidade das Artes. A nova área funciona de 5h as 8h30m de terça a sexta-feira. Mais um motivo para comemorar e mais um incentivo à prática desse esporte que nos dá tantos exemplos de disciplina e superação.

Conheça aqui a Placa do Ciclista Profissional.

OBS: O Dia Nacional do Ciclista comemora-se no dia 19 de Agosto após aprovação no Projeto de Lei da Câmara 43, em 2008.

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br