Respeite Um Carro a Menos

Cidades amigas da bicicleta pelo mundo

Seja bem vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Diversas cidades pelo mundo possuem hábitos que facilitam e incentivam o uso da bicicleta. Após longas pesquisas e alguns depoimentos, o Respeite Um Carro a Menos  criou uma campanha com medidas e informações de várias cidades amigas da bicicleta ou que incentivam o uso para aumentar a qualidade de vida de seus habitantes. Vamos seguir os bons exemplos! Afinal de contas qualidade de vida nunca é demais.

cidades que respeitam_copenhagen

Em Copenhague, na Dinamarca, há semáforos exclusivos para as bicicletas. A prioridade é dos pedestres, depois dos ciclistas e, por último, dos carros.

cidades que respeitam_barcelona

 

Em Barcelona, na Espanha, há uma ciclovia que rodeia toda a área metropolitana, chamada de “anel verde”. Além disso, existem mais de 3 mil vagas de estacionamento para bicicletas na rua e garagens subterrânea.

cidades que respeitam_malmo

Em Mälmo, na Suécia, foram criadas vias exclusivas para as bicicletas com direito a nome próprio, o que facilita a localização por GPS.

cidades que respeitam_amsterdam2

Em Amsterdã, na Holanda, é muito comum o bike-box: um espaço para que os ciclistas aguardem o semáforo à frente dos carros, pois é bem mais seguro largarem antes.

cidades que respeitam_lyon 2

A antiga avenida que circundava o rio Rhône, em Lyon, na França, foi transformada em via de ciclistas e pedestres. É muito agradável pedalar à beira do rio.

cidades que respeitam_bogota

Em Bogotá, na Colômbia, mais de 500 mil pessoas usam a bicicleta como meio de transporte público, já que vários pontos de ônibus possuem bicicletários gratuitos. São 340 Km de ciclovias ou “ciclorutas” como são conhecidas por lá.

cidades que respeitam_londres 2

Em Londres, na Inglaterra, bicicletas podem, por lei, circular nas faixas preferenciais de ônibus. Os motoristas dos coletivos recebem um treinamento intenso para o convívio com ciclistas. Alguns chegam a mudar de faixa para fazer uma ultrapassagem segura.

cidades que respeitam_sao francisco

Em grande parte da Market Street, avenida central de São Francisco, nos Estados Unidos, há uma ciclovia segregada dos automóveis.

cidades que respeitam_toquio

Em Tóquio, no Japão, existe um estacionamento subterrâneo high tech em uma de suas estações de metrô. por um elevador especial, em apenas 30 segundos, a bike é guardada no subsolo, que tem capacidade para mais de 9 mil unidades. Quem estaciona em local proibido tem que pagar multa.

Muitos são os bons exemplos de cidades consideradas bike-friendly ou amigas da bike. Para isso é necessária uma boa infra-estrutura e, principalmente, o respeito entre todos!

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

DICA DO RESPEITE:

Clique aqui e descubra roteiros de bike pela Europa.

 

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br