Respeite Um Carro a Menos

A Bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro

Seja bem-vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Para pedirmos respeito pela bicicleta no trânsito é necessário sabermos nossos direitos e deveres segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Alguns artigos do CTB são destinados especificamente à conduta correta da bicicleta no trânsito. Sendo assim, o Respeite criou uma campanha com o objteivo de informar a todos, tanto ciclistas, quanto motoristas e pedestres, o que o CTB diz sobre a bicicleta. Com mais informação torna-se mais fácil respeitar as regras e compartilhar as vias com harmonia. Confira o que o CTB diz:

artigo_reconhece a bicicleta

O Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, RECONHECE a bicicleta como veículo.

artigo_autoridade circulacao em vias

Art. 58 Parágrafo único

A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.”

artigo_equipamentos obrigatorios

Art. 105

São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN (…) VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.”

artigo_circulacao em vias

Art. 58

Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.”

artigo_autorizado sinalizada vias

Art. 59

Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.”

artigo_um metro e meio

Art. 201 

Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta constitui infração de nível médio passível de multa.”

 

artigo_ciclista pedestra

Art. 68 § 1º

O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.”

Vamos aprender nossos direitos e deveres para podermos cobrar o respeito e, acima de tudo, respeitar o próximo!

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br