Respeite Um Carro a Menos

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio

Seja bem-vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Não aguenta mais perder horas no trânsito?

Se deslocar pela cidade do Rio de Janeiro está ficando cada vez mais difícil. Longos engarrafamentos tornaram-se rotina na vida dos cariocas. O tempo dos percursos vem aumentando gradativamente e com isso cresce a sensação de que o dia está ficando menor. As discussões sobre mobilidade urbana, planejamento e infra-estrutura são inevitáveis. Em tempos de mudança e insatisfação, surgem alternativas que podem amenizar o estresse e otimizar os deslocamentos.

Mantenha a calma

Com o avanço da tecnologia, muitos aplicativos de celular foram desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas. Quem precisa usar o carro pode escolher o caminho com menos trânsito. Quem prefere o táxi pode chamá-lo sem precisar esperar na rua. Você também pode saber se o ônibus que precisa pegar está lotado, ou até os ciclistas podem planejar seu trajeto para gastar menos tempo.

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio

Moovit

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio O aplicatiivo Moovit disponível gratuitamente para iOS e Android tem como proposta acabar com as nossas incertezas sempre que precisamos usar o transporte público. Ele conecta os passageiros que através do aplicativo podem compartilhar informações, diagnósticos e experiências acerca de cada viagem. O aplicativo sugere as rotas mais rápidas de acordo com o trânsito e demonstra quais dos ônibus estão lotados. Além disso, é possível saber em quanto tempo o ônibus que você pretende pegar vai passar no seu ponto. O Moovit funciona em um ambiente colaborativo, portanto quanto mais pessoas estiverem utilizando, mais precisos serão os dados fornecidos.

Waze

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio Um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo, o Waze é baseado em uma comunidade. Por meio de colaborações de usuários, o app permite saber do trânsito em tempo real, se informar sobre acidentes, detectar radares de velocidade e ainda calcular as melhores rotas com grande precisão de tempo previsto. Disponível para iOS, Android e Windows Phone, basta que o usuário deixe o app ligado em seu telefone para que o sinal GPS utilize sua localização e velocidade para alimentar a rede de dados. Recentemente, o aplicativo foi comprado pelo Google e está sendo incorporado aos poucos ao Google Maps.

Easy Taxi

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio Para conseguir um táxi sem precisar sair do lugar, basta baixar o Easy Taxi. É o maior aplicativo de serviço mobile do mundo. Disponível para iOS, Android e Windows Phone, o app utiliza o GPS para obter a sua localização e encontrar taxistas que se encontram próximos do local. Com ele, é possível escolher a forma de pagamento entre dinheiro e cartões de débito ou crédito. Você ainda pode definir se precisa de um carro com mala grande, caso esteja com bagagem. Após a confirmação por parte do motorista, você recebe informações como nome, modelo do carro, placa e telefone do taxista para garantir maior segurança. Através do mapa é possível acompanhar o trajeto do taxi até ele chegar a você.

Carona Direta

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio Segundo o Denatran, somente no município do Rio de Janeiro, existem mais de 1 milhão e 800 mil automóveis. A maioria desses carros que vemos circulando pelas ruas encontra-se apenas com 1 pessoa, seus condutores. Se cada um desses condutores resolvesse fazer um esquema de caronas com alguém que mora perto e realiza o mesmo caminho, teríamos uma redução considerável na frota de carros nas ruas, o que com certeza teria um impacto positivo no tráfego da cidade. O app Carona Direta ajuda as pessoas que querem pegar carona e os motoristas que gostariam de oferecê-la. Nele você se classifica como pedestre ou motorista, podendo informar qual seu destino pretendido ou receber uma lista de caronas disponíveis. Com isso, as pessoas que passam pelo mesmo caminho podem compartilhar o veículo, diminuindo assim o número de automóveis nas ruas. O aplicativo é disponível apenas para o sistema operacional Android, porém os usuários de iOS podem encontrar o Karona, que possui a mesma finalidade.

CicloviaRio

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio A bicicleta é sempre a melhor forma de fugir do trânsito no Rio de Janeiro. Uma dica essencial para os ciclistas é planejar o trajeto antes de sair para pedalar. Para isso, é necessário conhecer bem os caminhos e possibilidades da cidade. Com o aplicativo CicloviaRio, você tem acesso a um mapa cicloviário do Rio de Janeiro. Nele são encontradas várias informações úteis como trajetos de ciclovias e ciclofaixas, localização de oficinas, bicicletários e lojas, dentre outros. O mapa é unificado e colaborativo e todos podem marcar pontos para serem acrescentados. Disponível para iOS, o app é uma iniciativa do Transporte Ativo, com apoio do programa Rio Capital da Bicicleta.

Bicicletando

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio Disponível para iOS, Android e Windows Phone, o aplicativo Bicicletando calcula quantos quilos de carbono você deixou de emitir na atmosfera e presenteia os usuários que atingem determinado número. É possível também visualizar as rotas mais percorridas e participar de desafios e competições com outros usuários.

Itinere

7 Aplicativos para fugir do trânsito no Rio Um aplicativo que ajuda ciclistas urbanos a identificarem pontos seguros pela cidade. Basta acionar o app antes de começar a pedalar para colaborar com as informações necessárias para o detalhamento das vias mais seguras. O objetivo é servir como um grande banco de dados para a construção de infra-estrutura, tanto por parte do setor público, quanto privado. Viabilizado através de crowdfunding, o Respeite Um Carro a Menos apoiou o projeto e colaboradores da causa foram presenteados com uma plaquinha para colorir as ruas. A palavra de ordem é colaboração. Com um espírito coletivo podemos melhorar a vida de todos na cidade. Se você é ciclista e vai usar a bike para fugir do trânsito não deixe de seguir com ela sinalizada!

Compre uma plaquinha do Respeite e ajude a colorir as ruas com a sua bicicleta!

 

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

 

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br