Respeite Um Carro a Menos

4 exemplos de incentivo à bicicleta pelo mundo

incentivo à bicicleta

Seja bem-vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Agosto é o mês do Ciclista e no que depender de nós vamos sempre atrás de motivos para comemorar! Semana passada mostramos aqui 5 avanços da bicicleta no Brasil e com isso estimulamos você a uma reflexão sobre como a bike está cada dia mais presente na vida das cidades e das pessoas. Esta semana resolvemos pesquisar outros avanços e iniciativas para o ciclista, mas dessa vez ao redor do mundo! 

Já notou como não só no Brasil, mas no mundo todo só se fala da tal da BICICLETA?

Pois é! Mais e mais iniciativas vão acontecendo e o Respeite está de olho para que nada passe despercebido!

Veja algumas formas de incentivo à bicicleta ao redor do mundo:

França

incentivo à bicicleta
Um dos motivos para utilizar a bike como meio de transporte é o efeito imediato que essa escolha causa no bolso. Deixar de gastar com passagem ou com o combustível do carro é um alívio instantâneo nas despesas. Mas, além de economizar, você alguma vez imaginou ganhar dinheiro para ir até o escritório de bicicleta?
Na França, 20 empresas e instituições se comprometeram a pagar € 0,25 a cada quilômetro percorrido de bicicleta por seus funcionários. O efetivo total das corporações chega a 10 mil pessoas. Segundo o Ministro dos Transportes francês, Frédéric Cuvillier, a estimativa é de um aumento de 50% no número de deslocamentos entre casa e trabalho, atualmente em 2,4%. A distância média da viagem é de 3,5 km.

Alemanha

incentivo à bicicleta
Com o objetivo claro de reduzir o congestionamento e a poluição, o governo alemão investe anualmente mais de 80 milhões de euros em infraestrutura para bicicletas. Mesmo com todos os investimentos existem alternativas para acelerar a adesão da mobilidade sustentável.

De acordo com Birgitta Worringen, porta-voz do Ministério dos Transportes, as empresas de entregas realizam 75% das viagens em distâncias menores do que 10 km. As autoridades pretendem trocar grande parte dos carros e caminhões que realizam essas entregas por bikes de carga. A UPS, empresa de logística, já realiza entregas de bicicleta em 6 cidades alemãs.

Noruega

incentivo à bicicleta
Pedalar como meio de transporte é recomendado a quem mora em cidades planas, sem a necessidade de grandes esforços para subir ladeiras. Pensando nisso, uma cidade na Noruega chamada Trondheim instalou o CycloCable, primeiro e único elevador de bicicletas do mundo.

O ciclista aciona o cicloelevador com o pé direito em uma espécie de lançador feito de metal. O sistema de cabos, movido à energia elétrica, empurra a bicicleta e seu dono morro acima. Instalado em 1993, o então Cicloelevador Trampe (em norueguês, “pisar”) foi substituído em 2012 por uma versão mais moderna e passou a se chamar CycloCable.

Japão

incentivo à bicicleta
Um dos grandes problemas de quem vai ao trabalho de bicicleta é achar um lugar seguro para guardá-la. Bicicletários costumam ficar cheios ou simplesmente o lugar não é seguro o bastante para sua magrela passar o dia presa a um poste na rua.Uma empresa japonesa desenvolveu uma solução bem criativa. Um estacionamento subterrâneo foi criado especialmente para abrigar 200 bicicletas. O usuário paga um valor mensal equivalente a R$40,00 e não precisa mais ficar procurando um lugar para prender sua bike. Com um sistema totalmente informatizado, o estacionamento aceita todos os tipos de bicicleta como dobráveis, elétricas, dentre outras.

Vamos seguir os bons exemplos!

Conheça a Placa da Mobilidade Sustentável

Senta na bike, faz #30tododia e curte a brisa no rosto!

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br