Pitacos

Como sua saúde física impacta sua saúde financeira?

Como sua saúde física impacta sua saúde financeira?

A maioria de nós provavelmente tem uma boa noção do que é preciso para melhorar nossa saúde física e, claro, há toda uma série de abordagens.

Podemos ser motivados por competir em um grande evento esportivo, investir tempo em uma academia, nos comprometer com exercícios semanais com amigos, nos informar melhor sobre nossas escolhas alimentares ou conversar com especialistas na indústria de fitness e sermos orientados a partir daí.

Não é diferente quando se trata de nossa saúde financeira e é importante ter metas a serem buscadas e também procurar aconselhamento especializado.

Como está sua saúde financeira?

Você está orgulhoso ou está lutando para respirar quando se trata do seu dinheiro? Pesquisas indicam repetidamente que a saúde financeira e o bem-estar físico andam de mãos dadas. E sendo esse o caso, pensamos em aprofundar um pouco mais.

O que significa bem-estar financeiro?

Para alcançar o bem-estar financeiro, precisamos primeiro entendê-lo. E embora seja um estado muito pessoal, muitos de nós somos movidos pelos mesmos objetivos.

Boa saúde financeira é muito mais sobre ter segurança financeira e ter liberdade para fazer escolhas, agora e no futuro.

Algumas das principais medidas de bem-estar financeiro são as seguintes; do ponto de vista do dia a dia (ou mês a mês), queremos nos sentir no controle de nossas finanças. Também queremos a liberdade de atingir metas financeiras de longo prazo, como pagar o financiamiento da casa ou aposentar-se confortavelmente.

Outro fator importante que contribui para a boa saúde financeira é estar pronto para qualquer problema que possa surgir, como perda de emprego, problemas de saúde que afetam a renda por um tempo ou períodos de desafios nos negócios.

É comum que o ser humano fique desconfortável ​​e descontrolado com sua renda e gastos. Afinal de contas, a segunda necessidade humana mais básica (de acordo com a Hierarquia das Necessidades de Maslow) é a segurança, na qual entra a segurança financeira.

Estresse, noites sem dormir, brigas com o parceiro — todas essas coisas derivam de inseguranças.

Por outro lado, há um alívio físico quando o orçamento / finanças estão sob controle (você pode usar um empréstimo do MoneyMan para isso, por exemplo),  metas de curto, médio e longo prazo são definidas e há um plano sólido para se aposentar.

Em termos gerais, isso significa conquistar itens da lista de desejos, como comprar a casa dos sonhos, viajar ou dar aos seus filhos o melhor começo possível na vida.

 

Os impactos na saúde

Não há como negar a correlação entre saúde financeira e bem-estar físico.

Uma pesquisa realizada em 2015 por um dos maiores bancos dos EUA revelou que 81% dos entrevistados acharam outros objetivos muito mais fáceis de alcançar quando suas finanças estavam em ordem, enquanto 70% afirmaram que a boa saúde financeira teve um impacto positivo em sua saúde física.

Alternativamente, a saúde financeira precária pode ter um efeito devastador.

Preocupações com dinheiro são comumente relacionadas ao estresse e ansiedade que podem se manifestar em sintomas físicos, como falta de sono, aumento da pressão arterial e problemas cardíacos.

Problemas de saúde mental, como depressão, também podem surgir quando medos financeiros estão presentes.

Isso não só impactará uma pessoa em sua casa, mas todos os seus entes queridos também e possivelmente pode fluir para o local de trabalho.

Além do impacto na saúde física, nossa saúde financeira afeta todos os aspectos de nossas vidas, como atitudes, comportamentos e estabilidade emocional.

Nosso senso de valor está frequentemente ligado a nos sentir seguros e financeiramente seguros.

Então, quando você adota o controle do seu futuro e transforma seus sonhos em realidade, é hora de considerar a importância de se esforçar para chegar ao pódio quando se trata de saúde financeira.

Com tantos especialistas e bem informados na área, e o fácil acesso a informação na internet, uma mão amiga
nunca está longe para aqueles que lutam com suas finanças e nunca se sentem confortáveis com questões que envolvem dinheiro.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br