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XX Maratona Internacional de São Paulo

Maratona

Fala galera, neste domingo dia 19 de outubro acontecerá a XX Maratona Internacional de São Paulo.

A maratona é a prova de corrida mais famosa do mundo. Todos que gostam de correr já pensaram ou já tentaram realizar uma maratona. Mas não é uma corrida fácil. Requer muito treino e dedicação, além de um trabalho mental pois é uma prova que para corredores sem ser Elite leva em média 4 horas.

Onde tudo começou.

Por volta de 490 a.C o grego Pheidíppides percorreu 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas, ambas na Grécia, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas. Ao concluir o duro percurso, o soldado anunciou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha) e depois morreu.

Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da maratona. Mas foi só nos Jogos Olímpicos de 1896 que a modalidade obteve reconhecimento. Na época o percurso da maratona tinha 40 quilômetros, diferente da marca atual: 42,195km.

Esse acréscimo de 2,195km aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim eles poderiam assistir à prova. A mudança do percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma maratona, os participantes percorrem 42,195km.

A edição deste ano terá disputas em quatro distâncias: 42km, 25km, 10km e caminhada de 3km. A largada será na região do Parque do Ibirapuera, em meio a vários destaques do cenário mundial.

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Novidade na prova deste ano.

A mudança deste ano teve como objetivo a redução do tempo de prova, mas mantendo os cartões postais da cidade. A novidade está pouco antes do final da competição: O Parque do Povo será a penúltima etapa dos 42km.

O percurso envolve a cidade universitária, praça Panamericana, Avenida cidade jardim, Marginal Pinheiros e a volta para o parque Ibirapuera.

Não são percursos muito difíceis, porém para o corredor sem experiência é bom tomar alguns cuidados.

Dicas:

Corra os primeiros Kms na sua velocidade base (aquela onde você consegue trabalhar tranquilamente) se possível antes de dar início a prova aqueça bem com movimentos articulares e educativos de corrida. Faça os seus primeiros 10Km para ter uma base até porque só se passou 1/4 de prova.

Passadas mais longas ajudam a manter o ritmo da corrida.

Após os 25km e até os 35km é uma barreira difícil, onde o trabalho psicológico ajuda ou atrapalha muito. O cansaço muscular as vezes não é tanto se você veio em um ritmo bom, mas a mente já manda parar. Portanto uma dica que dou é concentre-se, mantenha o foco e pense no seu objetivo! Já ouviu o ditado “mente fraca, corpo fraco”? então você decide até onde quer ir! O seu corpo não sabe se você corre 1km ou 100km.

A hidratação é extremamente importante, não somente de água, mas se conseguir após os 15km e depois com 30km repor carboidratos é uma ótima estratégia para não acabar com sua reserva de glicogênio.

A última dica, se preocupe com a sua corrida, o erro mais comum de quem participa de provas de rua é tentar acompanhar ou ultrapassar as outras pessoas, isso pode te desgastar antes do momento. Portanto ache seu ritmo no começo da prova e deixe fluir.

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Não deixe de aproveitar as paisagens pois apesar de ser uma prova difícil, encare também como uma diversão que tudo acontecerá mais natural e mais prazeroso .

É isso galera

Desejo uma ótima prova para todos e que possam cada vez mais se desafiar!

Um abraço! Siga no Instagram @mawrinho

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