LifeStyle 30 todo dia

Prova de Duathlon no Rio de Janeiro

Duatrhlon
O Duatrhlon envolve as modalidades de corrida e bike em uma mesma prova. 

Normalmente essas provas começam com corrida passa para bike e finaliza na corrida novamente, ou seja, são duas transições, da corrida pra bike e da bike pra corrida. São provas extremamente rápidas e competitivas onde os atletas fazem muita força e explosão.  

Aqui no Rio de Janeiro, a FTERJ (Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro) costuma realizar essas provas junto com as provas de Triathlon. É possível ver o calendário das provas no site da Federação.  

Eu, como sempre pedalei e corri, resolvi me arriscar em uma prova de duathlon e gostei muito. Acho que fui "mordido" pelo bichinho e já quero fazer outra. Aliás esse negócio de prova vicia mesmo...  

Há pouco mais de 1 ano comecei a fazer provas de corrida de rua, mais para acompanhar alunos e escrever matérias sobre as provas, fui criando gosto pelo negócio, e como sempre busco ser melhor e evoluir, e as provas são um bom teste para isso, esse ano já foram em torno de 10 incluindo 2 Meias e 1 Maratona. E foi justamente nos treinos de preparação para a Maratona de Berlin, onde o volume de treino começou a aumentar muito e para poupar as articulações e evitar lesões, porém tendo que manter o VO2 e o volume de treino alto fazia treinos de bike intercalados com os de corrida. Aí veio a idéia: "porque não me arriscar num duathlon?" 


duathlon

Dito e feito! 

A prova:

Fui pesquisar sobre esse tipo de prova, me inscrevi, fiz uma preparação mais específica incluindo a transição de uma modalidade pra outra nos treinamentos e fui com tudo. 

Resultado: 

6' colocado entre 21 participantes na categoria fitness, que é uma categoria para quem está começando na modalidade com distâncias um pouco mais curta: 2,1km de corrida + 4,2km de bike + 2,1 km de corrida para finalizar. Prova curta e intensa, fiz no tempo total de 24'52" e o vencedor dessa prova em 22'19" 

Na categoria válida para o ranking estadual de duathlon as distâncias são: 4,2km de corrida + 16,8km de bike + 2,1km de corrida. 

Até que para uma estréia fiquei bem satisfeito com o resultado, mas claro que quero treinar mais para me sair ainda melhor na próxima e mais pra frente encarar a prova válida para o ranking estadual. É só uma questão de tempo e treino, mas vou chegar lá. Para quem é praticante de corrida e ciclismo, e também curte uma prova eu recomendo essa experiência.  Vamos que vamos!

 

personal trainer, carioca de corpo e alma, privilegiado por viver, absorver e desfrutar da cidade maravilhosa, amante e dependente da endorfina, apreciador da fotografia com estilo de vida saudável e sempre em busca de ser e estar feliz comigo mesmo e com todo o universo que me envolve. Equilibrio nas atitudes e nos habitos da vida , sempre analisando a relacao custo x beneficio de cada possilidade para viver sempre minimizando o custo e enaltecendo os beneficios…
Post AnteriorPróximo Artigo
personal trainer, carioca de corpo e alma, privilegiado por viver, absorver e desfrutar da cidade maravilhosa, amante e dependente da endorfina, apreciador da fotografia com estilo de vida saudável e sempre em busca de ser e estar feliz comigo mesmo e com todo o universo que me envolve. Equilibrio nas atitudes e nos habitos da vida , sempre analisando a relacao custo x beneficio de cada possilidade para viver sempre minimizando o custo e enaltecendo os beneficios...