Meia Maratona de Buenos Aires
Mais uma vez umas das Meias Maratonas mais concorridas da América Latina entrou para o meu calendário de provas internacionais. E como uma das favoritas! Justamente pelo belo percurso, que além de lindo é bem rápido, com cenário variado e clima muito favorável para correr.
Para tudo ocorrer da melhor maneira possível, com planejamento e sem preocupações, foi primordial a ida pela agência de turismo LC Tour, que ofereceu toda a logística necessária para uma viagem tranquila tanto para se concentrar na prova como para aproveitar o melhor do turismo na cidade.
Dia 01 – Ida para Argentina
Na chegada no aeroporto, no Rio, fomos recepcionados pelo guia da agência e já seguimos em grupo para Buenos Aires. Chegando lá, já nos esperava o transfer para o hotel, que fica super bem localizado na parte central da cidade, onde é, inclusive, ponto de passagem do percurso da prova. Chegamos tarde e descansamos para o dia seguinte, que seria a retirada do kit e City Tour pelos principais pontos turísticos.
INTERNET ILIMITADA NO CELULAR DURANTE A SUA VIAGEM!
Dia 02 – Pré-prova
A feira de retirada do kit foi na Expo Rural, lugar muito bem estruturado que costuma comportar grandes exposições na cidade. A boa organização da prova já podia ser notada pela disposição e boa qualidade de material dos expositores dentro da feira.
Já com o kit em mãos, os integrantes do grupo partiram para o City Tour, e o restante, que preferiu descansar ou explorar a cidade por si, foi levado de volta ao hotel.

O guia, sempre bem selecionado, se preocupou em descrever bastante todas as histórias e informações referentes aos lugares e monumentos do percurso, que teve início já no caminho do hotel para a Plaza de Mayo, primeiro lugar de parada, onde encontra-se a Casa Rosada. Depois de passar pela Avenida 9 de Julyo (a mais larga da América Latina), e pelo Bairro de San Telmo, o grupo se dirigiu para La Boca, bairro que sedia o clube Boca Juniors. Grande parte dos estabelecimentos é decorado com as cores do clube, o bairro respira futebol.
Ainda no bairro se encontra o Caminito, ponto turístico também bastante marcante da cidade, com vasta exposição da cultura artística local, shows de tango, espaços gastronômicos e lojas de souvenires.
Após voltar para o hotel, ainda restava grande parte do dia para almoçar e continuar a explorar a cidade ou descansar e preparar os equipamentos para a prova no dia seguinte.

Dia 03 – A prova
A logística montada pela LC Tour de ida e volta do hotel para a prova foi fundamental para ausência de preocupação e estresse no momento que naturalmente já é de ansiedade e nervosismo que antecede a corrida. Com o ônibus que nos levou, tivemos acesso ao local de aquecimento, bem próximo da largada, onde fica a tenda de ponto de encontro e guarda-volumes, também oferecido pela agência de viagem.
Vale lembrar que sem isso, tudo seria complicado, desde o acesso às proximidades da largada até local para guardar os pertences.
Devidamente instalados e aquecidos partimos para o “corredor” de largada. E como nem tudo são mil maravilhas, há de se pontuar a falha da organização da prova nesse momento, onde os milhares de participantes se espremiam e se empurravam causando princípios de tumultos pelas pequenas brechas de acesso à avenida gradeada onde ocorreria a corrida.

Porém deve ser ressaltado também a excelente estrutura de apoio com bastantes pontos de hidratação com água, repositor energético e até frutas, sem dificuldade para pegá-los.
Passado o empurra-empurra da largada, foi só alegria. Percurso muito bonito, passando por monumentos e pontos turísticos da cidade que ainda apresentava temperatura super agradável para correr (em torno de 14°), favorecendo os praticantes a superarem suas metas com ritmos fortes sendo encaixados na corrida. A prova é bem rápida e praticamente plana, com pequenas e suaves subidas compensadas por descidas do mesmo nível.

Comecei a corrida junto com meu “pacer”, o amigo Albert Feijão que se encarregou de controlar meu ritmo até a metade da prova. No primeiro km fomos aquecendo e logo a corrida encaixou. Em alguns momentos tínhamos que conter o ritmo para não “quebrar”, de tão favorável e agradável que estava para correr. Como a Maratona de Berlin é no final desse mês, também não quis ir ao meu limite para não correr o risco de lesionar nem desgastar excessivamente a musculatura, pois ainda tenho uma planilha “caprichada”
a seguir até Berlin, que é a prova foco do semestre.
O Feijão conseguiu me controlar até passarmos pelo Obelisco, que marca aproximadamente a metade da prova no 11°km, onde nos encontrávamos num pace de 4’45” e eu estava extremamente confortável. Confiante e ainda conhecedor do percurso, já que havia feito a mesma prova ano passado, resolvi apertar o passo e quando percebi estava correndo abaixo dos 4’20” por km (pace).

A essa altura já não tinha mais o Feijão para me ajudar a controlar o ritmo. Como estava me sentindo muito bem, deixei a corrida fluir. Cruzei a linha de chegada com 1:36′ com pace médio de 4’34” e muito feliz com o resultado bem abaixo do esperado quer era em torno de 1:40′, e o melhor de tudo: Sem dor!
Um belo treino de luxo para os 42km na Alemanha.
Pós-prova
Após a corrida, nos dirigimos à tenda onde a LC Tour nos proporcionou um grande espaço para hidratação, alimentação, colchões para alongamento, e outros confortos que fazem total diferença para a boa qualidade do período que sucede a prova.

Depois de reunido, o grupo regressou ao hotel com o transfer, chegando rápido e com total conforto.
Daí pra frente foi só aproveitar o resto da viagem e desfrutar da culinária local famosa pelas carnes e vinhos, almoçando muito bem em Puerto Madero, passeando pela feira de San Telmo, jantando em Palermo, e ainda tendo tempo de aproveitar para ver a cidade funcionando a todo vapor na segunda-feira, que para nós foi feriado, mas para os argentinos foi dia de labuta.
Foi pra conta mais uma Meia Internacional. Adorei correr na terra do hermanos mais uma vez e ainda desfrutar do melhor do turismo Argentino com a impecável preocupação de toda a logística oferecida pela LC Tour. Que venha Berlin! Vamos que vamos!
Informações sobre os pacotes de viagens e as próximas provas acesse www.lctour.com.br siga no Instagram @lctour
Fotos Albert Pinho siga no Instagram @alfeijao
1 comentário