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Calistenia / bodyweight: a nova onda de treinamento

calistenia

Fala galera! Hoje vim até aqui postar um pouco mais sobre essa nova era da ginástica que é o Treinamento Calistênico ou Calistenia.

A calistenia visa atingir todo público, homens, mulheres e crianças e de diversos níveis de aptidão física, muitos pensam que não podem realizar os exercícios mas todos se esquecem que como tudo na vida tem um começo.

Calistenia, segundo Marinho (1980), vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo “ia”.

Com origem na ginástica sueca apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios.

calistenia
calistenia

Os responsáveis pela fixação da Calistenia foram o Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã de Moços com proposta inicial de melhorar a forma física dos americanos comuns. Por isso, deveria ser simples, fundamentada na ciência e cativante. O Dr. Lewis era contra os métodos militares sob alegação que as mesmas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atléticos não proporcionavam harmonia muscular. Em 1860 a Calistenia foi introduzida nas escolas americanas.

No Brasil dos anos 60 começou a ser implantada nas poucas academias pelos professores da A. C. M. ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70 sempre com inovações calcadas na ciência. O Dr. Willian Skarstrotron, americano de origem sueca, dividiu a Calistenia em 8 grupos diferentes do original: braços e pernas, região póstero superior do tronco, póstero inferior do tronco, laterais do tronco, equilíbrio, abdômen, ombros e escápulas, os saltitos e as corridas.

calistenia
calistenia

Basicamente é um tipo de treinamento onde a criatividade também é levada em conta, existem competições de calistenia onde são julgados sequências, fluidez, criatividade.

então exercícios como flexões de braços, agachamentos, saltos, barras fixas, paralelas são os básicos para um treino de calistenia.

Exercícios de calistenia
Exercícios de calistenia

A idéia principal é utilizar sempre apenas o peso do próprio corpo, sem auxílio de equipamentos como numa academia convencional.

porém alguns como Barras fixas, paralelas são importantes para poder realizar o trabalho completo do corpo.

http://www.youtube.com/watch?v=DDaGAt-NQCQ

O que difere a calistenia de um treino convencional de musculação?

Partindo do simples princípio que o essencial é que nós possamos suportar o peso do nosso próprio corpo, a calistenia faz este trabalho. Se o objetivo for treinar para bodybuilder, a calistenia não é uma das melhores alternativas como treino principal, mas pode ser uma ótima como um treino complementar, já que exige muito da musculatura e o treino em forma de circuitos exige mais do condicionamento físico.

É possível trabalhar o corpo todo com a calistenia?

A resposta é simples: SIM. Membros superiores são fáceis de se visualizar. E membros inferiores? Agachamentos e saltos são exercícios simples e que recrutam toda musculatura de membros inferiores, veja o video com alguns exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=_SdRW4lynFA

Minha idéia com este post é abrir a mente dos praticantes de atividades físicas, pois muitos não gostam de musculação, ou do ambiente de academias.

A calistenia é uma ótima alternativa para esse público, pois pode ser praticada em parques, praças e assim que se denomina o street workout.

agora é simples abra sua gama de exercícios, procure seu professor e vamos praticar!

 

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