Aventura

Saudades de andar a cavalo?

Bateu saudades de andar a cavalo? Aquela sensação diferente de liberdade, galopando no meio da natureza, você e o cavalo em perfeita harmonia.. Aproveita agora! Festas de final de ano, a maioria das pessoas aproveitam para viajar com a familia e amigos para algum lugar; é tempo de descontrair, se divertir, se aventurar um pouco.

Procure um haras perto de v0cê e marque um passeio com a familia, namorados, amigos. Eles normalmente fecham grupos grandes de pessoas, o que permite reunir a galera toda e, fazer um “tour” de umas 2h ou a tarde toda conhecendo a cidade.

Quanto ao haras:

Os haras comerciais são super seguros quanto aos passeios. Eles estão acostumados a receber pessoas de todas os níveis de experiência e  faixa etária. Dependendo do seu grau de equitação, vc mesmo pode pedir um cavalo mais forte ao seu guia, ou para quem é estreante, um cavalo bem dócil e lento. De qualquer forma, os instrutores sempre perguntam o seu nível de experiência e/ou sua preferência.A raça do cavalo não define seu temperamento, apesar de alguns afirmarem que os ‘Mangalargas’ são mais dóceis, mas a maioria dos cavalos que disponibilizam para passeios são muito bem adestrados, e os instrutores estão sempre juntos ajudando a domá-los. A cavalgada costuma seguir um mesmo percurso, as vezes passando por mata fechada, aberta, dunas, rios, canaviais, praias, depende muito do que o lugar tem a oferecer também, mas o bom disso é que o cavalo já ‘sabe’ o caminho, então não tem muito como se perder. Alguns haras são mais completos do que outros, em questão de serviços e infra-estrutura. Alguns tem restaurante, chuveiros, equipamentos de equitação e podem disponibilizar inclusive vestuário, mas é sempre bom perguntar antes o que eles oferecem ou não para vc já ir previnido.

post julia 3-1
Eu e Viola depois de uma boa cavalgada no Haras Itapuã Sul, em Tavares, RS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas de vestuário e o que levar:

  • É imprescindível o uso de calça comprida. O interior das pernas roçam no cavalo e pode provocar assaduras.
  • Sapatos fechados – botas ou tênis. Não tem como cavalgar de chinelo ou sandália, tanto pelo risco delas caírem ao longo do passeio e vc não ter firmeza trotando ou galopando, quanto à tranquilidade de estar andando ao redor do haras e do próprio cavalo com os pés seguros.
  • Protetor solar.
  • Chapéu ou boné. Entra no clima do programa e usa um daqueles chapéus de rodeio e boiadeiro, fica mais divertido e realmente protege melhor do sol por causa das suas abas mais longas.

Não se assuste com as dores do dia seguinte, rs. Como é um exercício muito diferente do que vc está acostumado a praticar, v0cê certamente ficará dolorido, seja nos ossinhos debaixo do bumbum, nas coxas, nas costas, braços, ou tudo junto; mas é normal!

Se solte e aproveita a sensação de liberdade que o cavalgar lhe proporciona. Tente trotar e galopar um pouco – peça dicas aos instrutores sobre a melhor posição para cada um desses andares. Se vc levantar um pouco o bumbum da sela, por exemplo, e se apoiar, pressionando os estribos para baixo, vc se firma mais no cavalo e consegue impor um ritmo de trote e galope junto a ele.

Não fique com vergonha por não saber andar ou ter dificuldades no início; ninguém nasceu sabendo. Deixe de lado o medo também.. para quem nunca andou, quando o cavalo começa a trotar ou galopar, vc tem a sensação de que ele está muito rápido e fora do controle, mas não se assuste, vc é quem está no controle ali; puxe as rédeas, desacelera, quando se sentir mais a vontade, tente novamente. É uma atividade muito gostosa e segura! Vai cavalgar e se divirta muito!!!

post julia 3-2
Gravação para o “Sem Destino” literalmente tocando o gado.
Aventureira nata e apresentadora dos programas “Trilhas e Travessias” no canal OFF e “Sem Destino” no Multishow.
Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.
Post AnteriorPróximo Artigo
Aventureira nata e apresentadora dos programas "Trilhas e Travessias" no canal OFF e "Sem Destino" no Multishow. Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.