Aventura

Preparação física dos atletas de MMA (com Renan Barão)

Ser atleta não é fácil. Tem que abdicar de inúmeras coisas, principalmente em época de competição. Nada de festinhas, alcool, comer besteiras ou ficar fritando debaixo do sol, é essencial preservar a imunidade.

Cada esporte, tem uma preparação específica. Mas a maioria segue os mesmos princípios – grande parte dos treinadores prezam a individualidade da preparação de cada atleta, pois eles são diferentes entre si. Um pode ter um membro mais fraco, mas ter um gás bom; outro pode ter muita força mas pouca resistência e ainda por cima uma limitação no ombro, por exemplo. O que acaba acontecendo é que os atletas treinam juntos, mas cada um focando nos seus próprios objetivos e resultados.

Outro aspecto a ser levado em conta é a qualidade e a quantidade de treino.

Normalmente, o atleta já conhece o seu próprio corpo e seus limites, assim como seu preparador, então eles sabem como não chegar ao “overtraining”. A filosofia de treinar sempre até a exaustão é roubada, porque o atleta vai ficar tão fadigado pelas preparações, que não vai render nos treinos específicos, e a idéia não é essa. A idéia é que ele esteja muito bem condicionado para o dia da competição e com o mínimo de lesões possível. Portanto, o treinador tem que ter um tato e uma didática de preparação muito boa para conseguir esse equilíbrio – nem treinar demais, nem treinar de menos.

Hoje acompanhei um dia de preparação de lutadores do UFC Renan Barão, Yan Cabral e Ismael Marmota

Não é mole não.

Eles fizeram uma hora de escadaria para puxar o gás, intercalando tiros de subida com exercícios de circuito, como corda e bola de peso. O preparador que os acompanhou foi o Breno Brígido. Confira um pouco da preparação no vídeo abaixo!

preparacao

Eles fazem preparação física 4 dias da semana, fora os treinos específicos, e variam o objetivo da preparação. As vezes é mais voltada para força, outros dias para resistência, outros para potência, mas sempre buscando melhorar o condicionamento. Esse “camp” de treino duro deles começa 2 meses antes da luta, e ao final, nenhum está inteiro, todos estão cansados físico e mentalmente, com alguma lesão, e com muito sangue nos olhos para entrar naquele octógono e ganhar a luta.

Já à noite… eles continuam o treinamento e no final ainda têm que carregar um ao outro e dar tiros até o final da escada. Selva total!

Confira mais um pouco da preparação e um depoimento do mestre aqui.

Aventureira nata e apresentadora dos programas “Trilhas e Travessias” no canal OFF e “Sem Destino” no Multishow.
Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.
Post AnteriorPróximo Artigo
Aventureira nata e apresentadora dos programas "Trilhas e Travessias" no canal OFF e "Sem Destino" no Multishow. Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.