Aventura

Mamães ativas, gestação com exercício

Estou com 38 semanas e estou me sentindo muito bem.

O tamanho das barrigas e como a mulher está se sentindo nessa reta final varia muito. Tenho conseguido dormir bem a noite, só o quadril que me incomoda e fico virando várias vezes de lado durante a madrugada; quanto às idas ao banheiro, tenho ido no máximo duas vezes por noite.

Durante o dia, consigo ainda fazer todas minhas atividades ou compromissos corriqueiros como ir ao banco, supermercado, etc; tenho ido à academia quase todos os dias e me sinto muito bem. Sei que isso depende muito do tamanho da barriga, algumas pesam mais então a pressão e o incômodo é maior, por isso que falo para não “chutar o balde” na gestação, porque aí você terá engordado o mínimo – peso do bebê, seios e líquidos – e assim, sua disposição para fazer as coisas é maior. Além de que certos alimentos retém líquido e incham, ou criam ciclos viciosos de “necessidade compulsiva”, principalmente os doces e carboidratos.

Antes e depois

Antes de engravidar eu pesava 62kg, agora estou com 67kg, engordei só barriga e, claro, pequenos acúmulos de gordurinha na cintura e braços, mas nada que uma dieta balanceada e aeróbios mais pesados não ajudem a secar depois do parto. Eu sempre fui bem ativa e gosto dos exercícios mais fortes e que exigem mais de mim, então não consigo só fazer alongamento e hidroginástica agora, continuo fazendo as atividades que eu gostava mas com moderação, são elas:

  • aulas de localizada,
  • musculação,
  • spinning,
  • corrida na areia,
  • alguns esportes.

Algumas pessoas ainda acham que gravidez é “doença”, onde se deve ficar de repouso e descansando, e olham com cara torta quando você se exercita, mas se estiver tendo um acompanhamento e o professor lhe ajudou a montar uma série específica para essa fase, se exercitar só vai lhe trazer benefícios.

O meu obstetra me pediu para fazer agachamentos até o chão, por exemplo, ajuda muito abrir a pélvis para facilitar o parto normal.

O prof. Rodrigo Boson me ajudou a montar uma série onde meu batimento cardíaco não acelere muito, ou seja, nada de circuito, treinamento funcional, crossfit e coisas do gênero. Então uma musculação básica, mais para manter o físico, nada de querer mudar o corpo agora.

Série:

  • Cadeira abdutora: 3 x 15, segura 5 segundos, depois mais 15 repetições
  • Agachamento com halter, livre ou no smith: 3 x 15 com as pernas abertas para dar espaço para a barriga e pés virados para fora
  • Glúteos em pé: 3 x 12 chutando para trás
  • Cadeira flexora: 3 x 12
  • Cadeira adutora: 3 x 15
  • Cadeira extensora unilateral: 3 x 10
  • Panturrilha: 3 x 15

Fora isso, alongamento em posições adaptadas; tem alguns exemplos abaixo. A bola também é muito boa para relaxar.

Vídeo e imagens academia Velox Fitness, www.veloxfitness.com.br

DSC_0896DSC_0897DSC_0904DSC_0910DSC_0911DSC_0913DSC_0919

 

Aventureira nata e apresentadora dos programas “Trilhas e Travessias” no canal OFF e “Sem Destino” no Multishow.
Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.
Post AnteriorPróximo Artigo
Aventureira nata e apresentadora dos programas "Trilhas e Travessias" no canal OFF e "Sem Destino" no Multishow. Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.