Aventura

Exercícios para Gestantes com Julia Ericson #30tododia

Em janeiro deste ano descobri que vou ser mamãe!

Nos primeiros dias fiquei bem surpresa e um pouco ansiosa, mas em nenhum momento fiquei triste; apenas tentando digerir essa nova realidade e como isso mudaria minha vida. Na segunda semana, eu já estava feliz da vida e compartilhando a novidade com todo mundo!

Por mais que seja uma grande mudança em sua vida, principalmente para quem não estava planejando, como é o meu caso, tudo parece se encaixar, desde a gestação até a vinda do bebezinho ao mundo. Todos em volta querem ajudar e sem sobra de dúvidas, é uma verdadeira benção.

Eu sempre fui muito ativa, desde pequena, pratiquei tudo quanto é esporte, desde Ballet até equitação, então não consigo ficar muito tempo sem me exercitar; fico entediada, mau-humorada, etc. Depois da minha primeira ultra, logo no segundo mês, fui a minha ginecologista para ver se estava tudo certo e como eu poderia continuar a malhar e fazer as atividades que eu gosto. Graças a Deus, estava tudo correndo certinho e não tinha nenhum sinal de descolamento de placenta.

Como todos sabem, os primeiros três meses são os mais frágeis da gravidez, onde o risco de perda é maior, então o ideal aqui é fazer exercícios bem leves, mesmo para quem sempre se exercitou.

Caminhadas leves, natação, ioga, bicicleta ergométrica, musculação apenas com o peso do próprio corpo. Essas foram as indicações da minha gineco e de todos os professores de educação física com quem conversei.

Foi justamente o que fiz nesse período, mas agora já passei essa fase; estou agora no segundo trimestre de gestação, que é o mais gostoso, porque não tem mais os enjôos dos três primeiros meses, e a barriga não está grande ainda como nos três últimos, onde começam alguns incômodos e restrições também (dessa parte eu não sei bem ainda, porque estou com 4 meses e meio de gravidez e sou mamãe de primeira viagem rs).

Mas converso com muitas mulheres e amigas minhas que já tem filho e estou me inteirando das coisas…

A fase em que estou, é a mais tranquila para se exercitar, pois o bebe já está mais seguro e a disposição voltou (nos três primeiros meses eu ficava muuuuito cansada).

Faço várias atividades que fazia, só que mais leve, obviamente. Tenho pedalado, feito até spinning, voltei a correr na areia (leve), musculação com pouco peso; e de esportes, tenho feito mais slackline e escalada.

Nossa colega personal trainer do 30tododia, Rafaela Senador, fez a pouco tempo uma matéria passando ótimas dicas de exercícios para gestantes. Dá uma conferida na matéria dela, que tem várias opções de treino com pesos.

Clique aqui para conferir a matéria completa.

Eu tenho curtido muito exercícios de isometria e com bola também.

Seguem alguns exemplos aqui que ajudam muito no fortalecimento da lombar e costas, glúteos, e abdômen:

  •   Deitada com as costas no chão, elevar o quadril e pressionar a bola entre os joelhos e ficar nessa posição 30 segundos. (4x)
  •  Depois ficar subindo e descendo o quadril nessa mesma posição umas 15x (3 séries). Aqui já pega mais glúteos.
  •  Prancha. De barriga para o chão, apoie os dois cotovelos no colchão e estabilize o corpo com as pernas na distância do quadril e um pouco flexionadas, com os joelhos quase tocando o chão. Segurar nessa posição 45 segundos (3x).
  •  Prancha lateral. De lado, com um cotovelo no colchão, estabilize o corpo de forma que ele fique reto, eleve o quadril e segure por 30 segundos (fazer ambos os lados, 3x cada).
  •  Um exercício legal para abdômen e posterior de coxa é deitar com as costas no colchão, deixar as pernas flexionadas, elevar o quadril e colocar uma bola debaixo dos pés, e ir empurrando a bola para frente com os pés até esticar o corpo e voltar 10 vezes (3 séries). Não pode deixar o bumbum encostar no chão, quadril sempre elevado parado. E quanto maior a bola aqui, mais fácil o exercício; quanto menor, mais difícil.

Fiz um videozinho de alguns desses exercícios para vocês terem uma idéia:

Vídeo 1 

Vou postando aqui semanalmente os exercícios e atividades que tenho feito; e quais são os mais indicados para cada etapa da gestação.

Vídeo 2

Aventureira nata e apresentadora dos programas “Trilhas e Travessias” no canal OFF e “Sem Destino” no Multishow.
Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.
Post AnteriorPróximo Artigo
Aventureira nata e apresentadora dos programas "Trilhas e Travessias" no canal OFF e "Sem Destino" no Multishow. Neste espaço eu divido todas minhas experiências de viagens, aventuras e meu dia-a-dia com você.