Aventura

XTerra 2015 tudo que rolou

XTerra 2015 Montain Bike

Minha história com a Montain Bike, conhecido também como MTB iniciou literalmente a partir de uma história de amor a primeira vista. Eu como grande parte dos cariocas sempre fui amante dos esportes da praia. Depois de começar um romance com um mineiro, daqueles do interior de Minas Gerais e me apaixonei não só pelo mineiro, mas por tudo o que aquela terrinha me apresentou, e umas das grandes paixões foi a MTB, esporte que eu apreciava nos finais de semana.

Encontrei na bike uma opção muito prazerosa de aventura e ganho de resistência, e o melhor, uma atividade que eu podia praticar ao ar livre, sentindo e vendo todas as sensações e belezas da natureza, o que eu amo.

Como tudo começou

Eu andava de bike há quase 3 anos, de hobby, mas chegou um dia que resolvi participar de um campeonato regional, o Golden Biker Itabirito 2015, não andava há algum tempo quando soube do campeonato, e pra minha surpresa, para minha grande surpresa, consegui o segundo lugar e subi em um pódio pela primeira vez na vida. Foi emocionante!

Descobri que não precisava ser uma atleta profissional para viver esse sentimento. Quando você prepara seu corpo diariamente, por menor que seja o estímulo, você vai ganhando resistência aos poucos. Por isso é tão importante se movimentar, fazer aquilo que te proporciona prazer, e nunca deixar nenhum dia de praticar uma atividade por pelo menos 30 minutos. E a história não parou por ai.

Quando soube que teria Xterra em Tiradentes no dia 27 de Setembro me inscrevi e 5 minutos depois pensei:

“Meu Deus, onde vou me meter, são 41km de trilha técnica com quase mil participantes, não quero passar vergonha”, “O que eu posso fazer para não ser uma das últimas?”

Xterra2

Treinamento Xterra

Bom fiz o que me restava, como durante a semana estou no Rio e o acesso as trilhas não é tão fácil, parti para as aulas de spinning por 3 dias consecutivos, 2 horas por dia, para me preparar para uma prova que poderia chegar as 5 horas. A minha quase chegou a isso, completei em 04:28hs, depois de minha bicicleta ter soltado a corrente mil vezes e eu ter dado uma cambalhota de bicicleta faltando 2 km para completar. Fiquei tão decepcionada achando que seria uma das últimas a chegar e nem esperei para saber o resultado.

Meu humor só mudou no dia seguinte, quando recebi uma whats app de um amigo dizendo que estava com meu troféu de 2 lugar da minha categoria (Sub 30). Eu quase morri do coração, minha decepção virou motivação porque a sensação de se superar e completar uma meta é algo incomparável. Tomei a decisão de levar o esporte mais a sério e fui buscar dicas com profissionais da área sobre tudo o que precisava saber para me preparar para um campeonato. Desde alimentação, tipo e frequência de treino indicados, o que você deve evitar ou estimular na semana da competição, etc. São dicas muito valiosas que podem te ajudar a melhorar a sua performance na Montain Bike e gostaria de compartilhar com vocês estas informações nos próximos temas.

Você que se animou em participar de um campeonato, fique atento a estas dicas:

Vamos começar pelo TREINAMENTO. Veja o que o treinador o paulista onze vezes campeão brasileiro de mountain bike, Marcio Ravelli, diz sobre como você deve se preparar para um campeonato:

“É recomendado pelo menos dois meses de treino para qualquer pessoa que deseja participar e terminar uma prova longa como o Xterra. Sugiro treinos com quilometragem de até 40% acima da extensão da prova. É necessário que o ciclista faça bastante quilometragem para habituar o corpo às condições que vai enfrentar na prova. Ciclistas iniciantes (1-2 anos no mountain bike) devem começar a treinar pelo menos com 4 meses de antecedência à prova. Deve-se tomar o cuidado para evitar lesões musculares. A intensidade não é o mais importante no início do treinamento. Comece sempre gradualmente e vá aumentando as quilometragens. Na semana da prova o atleta deve descansar bastante e no máximo deverá fazer alguns giros e tiros até a quarta-feira (pois a prova geralmente é no sábado) Na quinta e sexta-feira, a ordem é descansar para chegar bem no dia”.

Vamos juntos no próximo? Deixe aqui as suas dúvidas e comentários.

Verônica Carraro/Atleta de MountainBike e Ligia Dib/ Surfista , diretoras da agência HardCoreSports mais nova parceira @30tododia.

Agência de viagem especializada em esportes de aventura.

www.hardcoresports.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Agência de viagem especializada em esportes de aventura. www.hardcoresports.com.br

1 comentário