Pergunte ao Professor

Treino contínuo ou intervalado?

Para um bom rendimento em corrida, algumas regras tem de ser seguidas.

Como:

  • treino/alimentação/descanso.

 

treino:

  • longo/curto/rápido/lento. Entre outras.

 

Especificamente em cima da 2ª (curto), temos velocidade X ritmo contínuo.

Como velocidade (tempo run, fartlek, intervalado), vamos colocar o intervalado como exemplo.

O treino intervalado é feito em princípio por distâncias (50, 100, 200, 400, 800 e 1000 metros, por exemplo) com tempos determinados pelo treinador. São repetições  nessas velocidades, em sessões que variam de treinador para treinador e de objetivos. Eu particularmente já considero acima de 1000mt, como treino de ritmo. Mas não é regra.

O treino de intervalado busca muito aumentar a velocidade do corredor e também um endurance maior de resistência a um ritmo imposto numa corrida.

Uma outra regra da corrida diz:

A forma mais rápida de correr rápido, é treinar velocidade, mas a forma mais rápida de se machucar também é treinando velocidade. Portanto, cautela….normalmente são treinos anaeróbios, que visam o máximo do corredor. Recomendo só 1 vez por semana.

corrida

O treino de contínuo, que também pode ser de contínuo progressivo ou não, visa fixar na “memória” de corrida do corredor, um ritmo específico, também pré programado pelo treinador, do início ao fim do treino, independente da distância.

Isso ajuda ao corredor a se acostumar com aquele ritmo, a respeitar esse ritmo, sem aumenta-lo ou diminuí-lo. Isso contribui muito para economizar energia ao corredor. Igual ao carro: se acelerar e desacelerar toda hora, gasta mais combustível. O treinador pode até programar um contínuo que vá aumentando aos poucos o ritmo do treino.

Esse aumento de ritmo vem com o bônus dos treinos de velocidade, que habituaram o corredor ao “sofrimento” dos tiros. Portanto, um completa o outro, um necessita do outro.

Professor Especialista em corrida Marcio “a lenda” Puga.

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br