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Qual a diferença entre o Treino Intervalado e o Treino Fartlek?

Treino Intervalado x Treino Fartlek

Diferença no tipo de treino

Fartlek e intervalado são duas ótimas pedidas para quando você quer ganhar rendimento na corrida de rua.
No entanto, esses dois treinos causam dúvidas nos corredores por serem parecidos em alguns momentos, principalmente para os novatos. Para que você não confunda mais os dois tipos de treinamentos, segue uma explicação simples de cada um deles. E não esqueça de inclui-los em sua planilha semanal para poder voar baixo daqui para frente.

Treino Fartlek

Existem quatro tipos de treinos de fartlek.

No Fartlek Original o corredor define a distância e a velocidade da corrida de acordo com sua disposição no momento do treino, que deve ser realizado em terrenos irregulares, com subidas, descidas, retas, asfalto, grama, areia, terra batida, etc.

O segundo é o Fartlek Dirigido, quando o treinador controla e orienta as variações de distância e velocidade do seu treino. Esse tipo de exercício deve ser realizado em um local onde o treinador conheça as irregularidades do terreno ou em uma esteira, onde fica mais fácil controlar a velocidade, a duração e a inclinação aplicada na corrida.

Existe ainda, o Fartlek Especial, com variação de velocidade, distância e duração do treino. Nele durante o repouso ativo você ainda acrescenta exercícios educativos de corrida, para que o seus resultados no futuro sejam ainda melhores.

Por fim, o Fartlek Líder é realizado com um grupo de corredores que esteja no mesmo nível. Esse tipo de fartlek depende de cada um dos corredores, já que em cada momento do treino um corredor determina o ritmo a ser seguido, enquanto os outros o acompanham. Em seguida, outro corredor ultrapassa o líder e determina o ritmo da corrida. Mas é importante respeitar a duração de cada estímulo e a alteração da velocidade para que o treino traga resultados.

Leia: Dor na lateral da barriga durante o exercício, o que pode ser?

Quem pode realizar esse tipo de treino?

Esse tipo de treino pode ser praticado por qualquer atleta em todos os períodos e fases de treino. Ele aumenta a intensidade das passadas e o desgaste muscular, gerando o ganho de força e resistência.

Vantagens do fartlek:

  • Sair da rotina de treino;
  • Melhorar o sistema cardiovascular;
  • Liberdade de execução;
  • Prepara o corredor para as ultrapassagens que ocorrem durante as provas.

Desvantagem do fartlek:

  • Falta de controle da carga quando o local de treino ainda não é conhecido.

  

Treino Intervalado

O treino intervalado se baseia em um trabalho de velocidade em que o atleta realiza tiros seguidos de um período de descanso.

Normalmente, esses estímulos são mais fortes e o tempo de recuperação é menor do que no treino Fartlek. Esse treino requer total controle de carga, duração, distância, esforço e frequência semanal. Aliás, para o controle preciso do intervalado, a esteira pode ser uma ótima aliada.

Quem pode realizar esse treino?

Qualquer atleta, do iniciante ao mais avançado. Esse treino é muito bom para quem está iniciando na corrida quando o corredor alterna a caminhada, o trote e a corrida.

Vantagens do intervalado:

  • Suportar estímulos fortes e intensos;
  • Controle do ritmo;
  • Aumento da capacidade aeróbia e anaeróbia.

Desvantagem do intervalado:

  • Aumenta do risco da fadiga ou de lesões se não for bem orientado.

Opinião do nosso colunista Marcelo Tavares:

“Procure sempre um profissional de Educação Física para montar uma planilha de treinamento baseado no seu objetivo e condicionamento. Ambos os treinos fazem parte de uma periodização e para o praticante atingir grandes resultados, é importante também realizar um trabalho de fortalecimento muscular”.

Siga no Instagram @marcelinhotavares 

Informações sobre planilhas e treinos de corrida email para contato@30tododia.com.br 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br