Pergunte ao Professor

O que é uma Avaliação Física? Todo mundo tem que fazer?

Avaliação Física

Muitas das vezes não sabemos por onde começar, na hora de iniciarmos uma rotina de exercícios físicos.

A avaliação física é o primeiro passo antes de se começar qualquer tipo de exercício ou atividade.

Qualquer profissional de educação física é capacitado a avaliar, prescrever, controlar e orientar a atividade física, respeitando as individualidades e necessidades dos seus alunos, sem que os mesmos corram riscos.

Fator muito importante para que as necessidades pessoais, históricas de saúde, clínica e fisiológica, para prescrever atividades físicas de forma adequada e segura sejam compreendidas.

O que é uma Avaliação Física?

É o instrumento no processo de obtenção, aplicação e delineação de informações descritivas de julgamento sobre a capacidade física funcional e de proporções morfológicas que visam um perfil global do condicionamento físico do aluno ou atleta avaliado, para interpretação e análise dos dados obtidos.

Mais importante é fornecer dados úteis no desenvolvimento da prescrição de exercícios, coletar dados básicos e de acompanhamento que permitam a avaliação do progresso dos praticantes, motivar os praticantes, estabelecendo objetivos de aptidão razoáveis e alcançáveis, orientar os praticantes sobre os conceitos de aptidão física e estado de aptidão individual, estratificação de risco de doenças coronarianas.

Uma avaliação física é contida por alguns testes, sendo eles:

Anamnese (Questionário recordatório), coleta de dados, parâmetros fisiológicos, composição corporal, capacidade aeróbia, resistência muscular, flexibilidade, análise dos resultados e prescrição de exercícios;

avaliação física

Porque fazer uma avaliação física?

O mais importante em uma avaliação é responder as seguintes perguntas:

  • O que podemos?
  • O que queremos?
  • O que fazemos?

Pra isso é necessário acompanhar as mudanças comportamentais e fisiológicas durante a pratica de exercício, respeitar as características genéticas, as estrutura físicas, psicológicas e bioquímicas de cada indivíduo, identificar os objetivos intrínsecos e extrínsecos e possibilitar uma prescrição de exercícios físicos adequada a situação de cada um, tornando o mais individual possível.

Quanto tempo depois eu faço outra avaliação?

A periodicidade das avaliações quem decide é o avaliador. Trace uma meta com o seu profissional avaliador, pois ele quem determina o período e a necessidade das reavaliações e consequentemente alcançando mais rapidamente seus objetivos.

Texto:

Professor Roberto Lima Siga no Instagram @robertolima87

Esp. Avaliação da Aptidão Física e Saúde e Padrões de Normalidade
FMS Certification Level 1
CREF: 042326 – G/RJ
Telefone: (21) 992307088 
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br