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O que é treino funcional?

Treino funcional

Treinão funcional American Express #30tododia:

No próximo dia 24 de julho vamos realizar um treino funcional na orla do Leblon, um incentivo American Express contra o sedentarismo, para mostrar como é possível se exercitar somente com o peso corporal.

Todos estão convidados para o dia 24/07, às 10h, orla do Leblon posto 12.

Você poderá sentir na pele tudo que estamos falando por aqui. Vamos trabalhar força, agilidade, equilíbrio e flexibilidade somente com o peso corporal em uma aula dinâmica e divertida. Qualquer um pode fazer independente do condicionamento físico. É uma excelente oportunidade para sair do sedentarismo e ingressar na atividade física. Regularidade é o segredo.

Você sabe o que é um treino funcional?

Cada vez mais popular nas academias, praias e parques do Brasil o treino funcional vem sendo uma febre para quem quer fazer exercício e sair do sedentarismo.

A característica principal do treino funcional é trabalhar diversas valências físicas ao mesmo tempo como força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e isso muitas das vezes usando somente o peso corporal.

Um outro ponto positivo do treino funcional é o fator motivacional, muitas das vezes esses treinos são realizados em grupo o que estimula a competitividade, diversão e desafios. Os treinos podem ser feitos somente com o peso corporal mas também com uso de implementos como elásticos, corda, cones, caixas, etc.

De onde surgiu o treino funcional?

No início o treino funcional foi desenvolvido como uma forma de reabilitação. Os profissionais usavam essas técnicas para estimular o paciente que estava se recuperando de alguma lesão ou pessoas com algumas limitações articulares, até mesmo pessoas com limitações funcionais do dia a dia, assim fazendo com que se mantivessem estimulados, motivados e sempre desenvolvendo as valências necessárias para a melhora do indivíduo.

@guileporace
@guileporace

 

Objetivo do treino funcional:

Quando se fala no treino funcional não podemos deixar de citar os treinos em superfícies de instabilidade. A utilização de bolas, bozu ou qualquer outro aparato que trabalhe o equilíbrio promovendo instabilidade é característico dos treinos funcionais.

Os exercícios de instabilidade buscam trabalhar principalmente a região do “core” que é a região do centro do corpo composta pelos músculos do abdômen e musculatura para vertebral principalmente.

Quando o indivíduo tem essa região do “core” bem trabalhada ele consegue desenvolver as atividades funcionais do dia a dia com mais facilidade como carregar uma sacola, sentar e levantar com facilidade e até mesmo colocar um objeto no alto do armário sem maiores problemas.

Leia como e porque treinar o core.

O grande objetivo do treino funcional não é apenas trabalhar em superfícies instáveis mas também treinar o movimento, sendo assim, juntar o equilíbrio com a força mais agilidade.

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Email: marcellopaiva@30tododia.com.br