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Corredor precisa fazer musculação? Entenda tudo sobre corrida e musculação

Corrida x Musculação

Corredor de média e de longa distância já sabe que fazer musculação é tão importante quanto cumprir a planilha.

Mas, a gente sabe também que muito corredor foge da musculação e, por isso, sempre é importante se perguntar  “meu corpo está preparado para correr por três, quatro, cinco horas?”.

Assim como a prova, o treinamento para uma maratona é árduo, com alto volume semanal, tomando bastante tempo da rotina do atleta. Além disso, alguns treinos (como os intervalados) possuem alta intensidade.

E, acaba sendo comum que ocorra:

  • cansaço,
  • fadiga muscular,
  • necessidade de recuperação e
  • dificuldade em conciliar horários com outras atividades.

Quando isto acontece, muitas pessoas negligenciam a musculação e perdem a oportunidade de melhorar a performance nos treinos e nas provas, além de diminuir possíveis lesões provocadas pelo estresse do treinamento.

Tá. Mas, por que a musculação é tão importante para os maratonistas?

Atualmente, trabalhamos com diversos tipos de sobrecarga, e não somente com peso.

Estas sobrecargas, que podem ser mecânicas, químicas ou neurais, ajudam a melhorar aspectos físicos necessários na corrida como:

  • força,
  • potência,
  • resistência,
  • equilíbrio,
  • propriocepção e
  • velocidade de reação.

Treinando com sobrecargas, sua força muscular aumenta, melhorando suas condições de treino durante os intervalados.

A potência pode ser treinada em exercícios de explosão ou pliometria, aproveitando a componente elástica dos músculos aumentando a economia de energia durante a corrida.

Nem só de pernas vive o corredor. Afirma o professor Gustavo Monteiro da Academia Velox Fitness.

Durante a prova, apesar do trabalho evidente das musculaturas dos membros inferiores, o tronco e as musculaturas de membros superiores servem como estabilizadores e estão sujeitos a estresses e consequentemente à fadiga.

Por isso, um trabalho de resistência do core é muito importante para não atrapalhar o desempenho durante a prova.

Sabe aquele buraco ou elevação inesperados durante o percurso? E aquela mudança de terreno quando a maratona é trail?!

Conforme o cansaço aumenta, nosso corpo é menos capaz de lidar com estes imprevistos.

Propriocepção, equilíbrio e velocidade de reação são três diferentes aspectos que normalmente são trabalhados através de exercícios mais complexos, como em bases instáveis (BOSU, bola suíça) ou múltipla tarefa (fazer duas ou mais tarefas ao mesmo tempo).

Logo, se você fizer um bom treino proprioceptivo, melhorar seu equilíbrio e melhorar sua velocidade de reação em situações de fadiga, com certeza diminuirá os riscos de lesões.

Outro motivo para convencer os que fogem da sala de musculação a voltar para ela é a análise de movimento.

Apesar de não reproduzir o movimento específico da corrida, é possível realizar partes dele e identificar possíveis padrões motores e/ou disfunções que o indivíduo possa apresentar e que poderiam levá-lo a determinadas lesões.

Além de tudo que já foi escrito acima, é importante que haja uma periodização do seu treinamento na musculação para que ele esteja de acordo com a fase de treinamento da sua planilha de corrida, respeitando volume e intensidade dos treinos, bem como a proximidade da data da prova.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal procurar um profissional de Educação Física para montar seu planejamento na musculação?

Bons treinos!

Professor Gustavo Monteiro.

Academia Velox Fitness, Rua Fonte da Saudade, 39. Humaitá – Rio de Janeiro.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br