Abdominal x Gordura Localizada
Nosso colunista @drcesarmarra esclarece essa questão.
Não se sabe quando e aonde surgiu essa ideia de fazer muitos abdominais para a perda da gordura localizada.
A região abdominal tem músculos como as outras áreas do corpo e assim, devem ser utilizadas as mesmas prescrições, estímulos, intervalos recuperativos aplicados a região abdominal como aos demais grupos musculares.
O que dizem os estudos:
Em excelentes estudos, os autores observam o que ocorre quando exercícios de efeitos localizados (como os exercícios abdominais) na redução da gordura da região específica do exercício.
Katch et al. verificaram o efeito de 4 semanas de exercícios abdominais na gordura da barriga. Através de biópsia observaram que o tamanho das células de gordura de 3 regiões diferentes do corpo diminuiu de forma similar, concluindo-se que a perda de gordura parece não ocorrer de forma localizada, mas sim de forma generalizada.
RAMIREZ-CAMPILLO et al. examinaram homens e mulheres submetidos a exercícios para 1 perna não dominante, enquanto a outra não realizou o exercício. Cada treino consistia de uma série de 960 a 1.200 repetições no aparelho de leg press com peso bem leve, 3 vezes por semana e durante 12 semanas. A avaliação da composição corporal foi peal pelo DEXA (padrão-ouro na avaliação da composição corporal). Após as 12 semanas, ocorreu uma diminuição na massa de gordura nos membros superiores e no tronco.
E o mais interessante e parodoxal alteração foi que a redução da massa de gordura foi significativamente maior na perna que não fez o treino em comparação a perna treinada. Em conclusão, o programa de treinamento localizado não foi eficaz na redução da gordura na região específica treinada.
Leia também: Estudos recentes sobre adicionar gordura na alimentação.
Conclusão:
Esses estudos comprovaram que exercícios LOCALIZADOS para DIMINUIÇÃO DA GORDURA LOCALIZADA não tem efeitos.
Ou seja, a realização de muitos abdominais não diminuem a gordura da barriga.
Portanto, para se ter um abdominal definido é necessário reduzir a gordura corporal como um todo através de exercícios que envolvam grande casto calórico e realizar exercícios de hipertrofia da região abdominal com cargas elevadas e poucas repetições.
Ou até mesmo, séries que trabalham outros grupos musculares que não envolvam diretamente a região abdominal, como remada, supino, agachamentos que também dão uma boa sobrecarga na região abdominal.
Procure um profissional de Educação Física para a montagem de um plano de treinamento físico adequado e um bom plano de reeducação alimentar para a redução da gordura corporal.
Treine com o time 30tododia – Prescrição online e individualizada – www.ingressocerto.com/30tododia
Referências:
Katch, FI et al. Effects of sit up exercise training on adipose cell size and adiposity. Research Quarterly for Exercise and Sports, 55: 242–247, 1984.
Ramirez-Campillo, R et al. Regional fat changes induced by localized muscle endurance resistance training. Journal of Strength and Conditioning Research, 27(8): 2219-2224, 2013.