Pergunte ao Professor

Devo fazer alongamento antes dos treinos?

Alongamento Antes do Treino?

Nosso colunista, @drcesarmarra esclarece essa questão.

Devo fazer alongamento antes dos treinos?
A resposta é: não.

Não é bom realizar alongamento antes da atividade física principal.

A resposta é: não há necessidade.

  • O que dizem os estudos sobre alongamento:

Alguns estudos sugerem que o alongamento muscular estático diminui o desempenho durante a atividade física. Nestas pesquisas, quem fez alongamento aumentou o tempo para percorrer uma distância ou diminuiu o peso levantado na musculação.

Além disso, o alongamento não preveniu lesões. Pelo contrário, o alongamento muscular realizado antes dos exercícios aumentou o risco de lesões.

 

E após os treinos? É recomendado fazer alongamento?

Há controvérsias sobre o assunto. Mas se você tem tempo disponível, e deseja realizar o alongamento após o treino, saiba que ele deve ter o intuito de promover o relaxamento muscular e não deve ser feito além do limite da dor. Forçar a articulação além deste ponto de desconforto pode aumentar o risco de lesão muscular.

Mas então, qual é a recomendação?

Antes de tudo, é preciso entender que alongamento é diferente de flexibilidade. Precisamos sim fazer sessões de flexibilidade, mas em momentos certos.

Maior flexibilidade é sinônimo de maior qualidade de vida. Pessoas com maior amplitude articular, ou seja, mais flexíveis, conseguem, por exemplo, subir em uma cadeira ou pegar um objeto em um armário com muito mais facilidade do que uma pessoa com menor flexibilidade.

Dessa forma, para maior aumento da amplitude articular, a recomendação é realizar treinos específicos de trabalho de FLEXIBILIDADE em 1 ou 2 dois dias separados na semana.

E o que fazer antes do exercício físico?

Estudos publicados nos principais jornais internacionais mostraram que o praticante deve realizar o aquecimento para os grupos musculares envolvidos no treino daquele dia antes dos exercícios.

Por exemplo, antes da corrida, o aquecimento deve ser feito através de uma atividade que aumente a frequência cardiorrespiratória, como um trote leve combinado com movimentos de aquecimento dinâmico.

Antes da musculação, sugere-se o aquecimento com movimentos específicos com pesos leves.

O que nós precisamos é treinar certo.

Um abraço.

Professor Doutor Cesar Marra. Siga no Instagram @drcesarmarra

Referências:

Herbert RD, de Noronha M. Stretching to prevent or reduce muscle soreness after exercise (Review). The Cochrane Collaboration and published in The Cochrane Library 2007, Issue 4.

Ian Shrier. Does Stretching Improve Performance? A Systematic and Critical Review of the Literature. Clin J Sport Med • Volume 14, Number 5, September 2004.

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
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