Pergunte ao Professor

Como ficar com a barriga sarada para o verão?

Barriga sarada

Nosso colunista especialista em emagrecimento, Dr César Marra escreveu sobre essa grande dúvida das pessoas que querem chegar no verão com a barriguinha sarada.

Será que fazer muitos abdominais, a gordura localizada na região da barriga irá diminuir?

A ideia da redução da gordura localizada na barriga vem da crença de que exercícios irá aumentar a atividade metabólica do músculo da região do acúmulo de gordura.

Infelizmente, essa ideia é equivocada.

Estudos como o de Kostek, Krotkiewski e Noland (referências abaixo) mostraram que NÃO OCORRE redução da gordura localizada na barriga ao serem realizados grandes números de exercícios abdominais.

Um outro interessante estudo, realizado por Gwinup examinou os depósitos de gordura do antebraço direito e esquerdo de jogadores profissionais de tênis.Os resultados mostraram claramente que o exercício de tênis regular e prolongado não reduziu a gordura subcutânea no braço dominante (utilizado para jogar) do atleta.

Outro estudo de Katch avaliou através de biópsia o nível de gordura nas áreas abdominal, subescapular e glúteos  antes e depois de 27 dias de treinamento com exercícios abdominais. A quantidade de repetições aumentou de 140 no final da primeira semana para 336 no último dia (27º dia). Os resultados mostraram que apesar do aumento expressivo do exercício abdominal, a quantidade de gordura na região abdominal não foram menores do que aqueles da região glútea e  subescapulares (que não foram exercitadas).

O que fazer para diminuir a gordura abdominal?

Antes de tudo é preciso esclarecer que a GORDURA é reduzida no corpo todo de maneira sistêmica. Para reduzir a gordura abdominal é preciso que essa gordura seja reduzida no corpo como um todo e não apenas de forma localizada.

Para se ter um tanquinho é necessário reduzir a gordura corporal como um todo através de exercícios que envolvam grande casto calórico, como corridas, natação, ciclismo, exercícios com o próprio peso, entre outros.

Em relação aos exercícios, o que há de mais eficaz para a redução da gordura do corpo todo é o saldo energético negativo gerado por um alto gasto calórico após os exercícios de ALTA intensidade; que por sua vez proporcionarão maior biogênese mitocondrial e maiores atividades enzimáticas lipolíticas.

Essa ideia de que exercícios de alta intensidade EMAGRECEM mais do que os exercícios de moderada intensidade foi trazido pelo nosso colunista o Dr. Cesar Marra.

Ele foi o pioneiro do Brasil a pesquisar esse assunto e foi fruto do seu mestrado em Educação Física.

Para que tiver interesse em ler o estudo completo, o artigo FREE está publicado no Journal of Exercise Physiology no link:

http://www.asep.org/files/martim.pdf ou digite no google: jeponline marra que você vai achar o artigo.

Qual o segredo para barriga sarada?

Se fosse permitido dar somente 1 dica para gerar essas adaptações fisiológicas para a redução da gordura, seria: REGULARIDADE.

Deixamos em negrito a palavra regularidade, pois não adianta começar a prática de exercício; e em 1 ou 2 meses ocorrer a interrupção pelo abandono. Somente o exercício físico REGULAR vai estimular a utilização de gordura através de hormônios e enzimas que atuam sobre os depósitos de gordura em todo o corpo.

Outra importante consideração é que dependendo da quantidade de gordura corporal, o aluno precisa entender que essa redução da gordura corporal somente vai acontecer em longo prazo. Não adiante querer resultados rápidos e se entupir de remédios e termogênicos milagrosos  que prometem um emagrecimento rápido.

 

@paivamarcello
@paivamarcello

Dica do especialista:

Para se manter regular é preciso que o aluno esteja motivado (a). Busque essa motivação diariamente  para não abandonar a regularidade. O 30tododia ajuda você a se motivar nesse luta.

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Referências:

Marra, C et al. Effect of moderate and high intensity aerobic exercise on the body composition of overweight men. Journal of Exercise Physiology, 8 (2), 2005.

Katch, FI et al. Effects of sit up exercise training on adipose cell size and adiposity. Research Quarterly for Exercise and Sports, 55: 242–247, 1984.

Kostek MA, et al. Subcutaneous fat alterations resulting from an upper-body resistance training program. Med Sci Sports Exerc39:1177, 2007.

Krotkiewski M, et al. The effect of unilateral isokinetic strength training on local adipose and muscle tissue morphology, thickness and enzymes. Eur J Appl Physiol;22:221 , 1979.

Noland M, Kearney JT. Anthropometric and densitometric responses of women to specific and general exercise. Res Q; 49:322, 1978.

Gwinup G, et al. Thickness of subcutaneous fat and activity of underlying muscles. Ann Intern Med; 74:408, 1971.

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
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