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Cãibras durante o exercício. Saiba o que acontece com o seu corpo.

Cãibras durante o exercício.

Nosso colunista @drcesarmarra esclarece essa questão.

Existem vários mitos que se formaram sobre as causas e os tratamentos deste problema, que atinge tanto praticantes iniciantes quanto atletas experientes, vou esclarecer o que acontece.

A cãibra é uma contração súbita e involuntária de um ou mais músculos.

Ocorre um enrijecimento muscular acompanhado de dor, sendo mais frequente na musculatura da panturrilha e da coxa.
As câimbras são associadas ao exercício em duas categorias.

  • A primeira é relacionada ao excesso de exercício e surge em situações de fadiga ou sobrecarga intensa, principalmente em indivíduos destreinados.
  • A segunda, as câimbras são associadas ao desequilíbrio de líquidos e eletrólitos, de modo que a transpiração elevada aliada à deficiência na ingestão de eletrólitos, como o sódio e potássio, podem levar às câimbras, mesmo em situações de repouso.

E então, o que fazer?

Após a ocorrência das câimbras, massagens, aplicação de gelo e o alongamento do músculo da região afetada podem aliviar as dores.

Para a prevenção, a ingestão de quantidades adequadas de água e o aumento na ingestão diária de sal, em geral são recomendadas, caso elas estejam baixas. Mas cuidado com o consumo de excesso de sal.

Consulte um profissional de nutrição e reveja sua alimentação. Coma comida de verdade e verifique se a ingestão de todos os nutrientes estão adequados.

Conclusão:

O fator mais importante na prevenção das cãibras é o treinamento adequado, progressivo e acompanhado do aquecimento antes da atividade física.

Além disso, a alimentação adequada e a reposição hidroeletrolítica adequada previnem as cãibras que acompanham a desidratação e os desequilíbrios dos sais minerais durante os exercícios.

Se as cãibras são recorrentes, procure um médico de preferência especialista em Medicina do Exercício.

Um abraço e até a próxima.

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Referências
-Bergeron MF. Muscle cramps during exercise V is it fatigue or electrolyte deficit? Curr Sports Med 2008 Apr;7(4): S50:S55.
-Hutton RS, Nelson DL. Stretch sensitivity of Golgi tendon organs in fatigued gastrocnemius muscle. Med Sci Sports Exerc. 1986 Feb;18(1):69-74.
-Miller TM, Layzer RB. Muscle cramps. Muscle Nerve. 2005 Oct;32(4):431-42.
-Ruff RL.Effects of length changes on Na+ current amplitude and excitability near and far from the end-plate. Muscle Nerve. 1996 Sep;19(9):1084-92.

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
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