Pergunte ao Professor

Metabolismo lento. Verdade ou Mentira?? Entenda o que a ciência explica.

Metabolismo Lento

Verdades e Mentiras

“Estou engordando porque tenho o metabolismo lento. Será? 
Donahoo e colegas investigaram essa afirmação em artigo revisão de 2004 e descobriram que o coeficiente de variação da taxa metabólica de repouso é de aproximadamente 5-8%.
Isso significa que pessoas do mesmo sexo, peso e idade teriam gastos energéticos em funções corporais vitais com uma variação de 100-300kcal dia. Levando em consideração que para emagrecer é necessário metabolizar cerca de 7.700 – 10.000kcal, a diferença média de 300kcal dia não justifica a ideia do metabolismo lento.
“Alguém que alega que iniciou uma dieta de restrição de calorias e não emagreceu, na verdade não restringiu as caloria necessárias”. Afirma o professor Rodrigo Boson.
Para melhor entendimento observe o exemplo:
O indivíduo “X” tem de gasto energético total (GET) de 2500kcal dia.
Se ele passar a consumir 2000kcal dia e aumentar o gasto energético com musculação em também 500kcal, estará gerando um déficit diário de 1000kcal. Entre 7-10 dias, o indivíduo “X” terá perdido 1kg de gordura.
Se o metabolismo de”X” for lento a perda será em dez (10) dias e se for rápido em sete (7) dias. Logo, a diferença entre o metabolismo das pessoas, não justifica o ganho de peso, mas sim o consumo excessivo de calorias e o baixo gasto energético diário.
Mas se “X” ao invés de gastar 500kcal com musculação, resolver restringir 1000kcal da dieta com o objetivo de perder 1kg em uma semana?
A obesidade é uma doença que resiste a cura, e se a escolha for essa, “X” estará cometendo um grande erro.
Continua….
Referências:
1Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2004 Nov;7(6):599-605.
Variability in energy expenditure and its components.
Donahoo WT1, Levine JA, Melanson EL.
2 Bouchard C, Tremblay A. Genetic influences on the response of body fat and fat distribution to positive and negative energy balances in human identical twins. J Nutr. 1997;127:943S–47S.
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
Post AnteriorPróximo Artigo
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.