Pergunte ao Professor

Joelho gira para dentro – Valgo dinâmico

Joelho gira

Valgo dinâmico

O valgo dinâmico do joelho é uma alteração biomecânica que envolve todo o membro inferior, causando diferentes problemas a curto e longo prazo.

As suas causas variam do pé plano (causa rotação interna da tíbia e do fêmur) à fraqueza muscular dos rotadores externos do quadril (facilitando a adução e rotação interna do fêmur).

A Identificação dessa alteração biomecânica é de grande importância na prevenção de lesões ligamentares, principalmente nos joelhos, tornozelos, fadigas musculares, entre outras alterações decorrentes desse quadro, como por exemplo, a Síndrome Fêmoro-patelar.

A fraqueza dos músculos rotadores externos do quadril é a principal causa dessa alteração.

A insuficiência desse grupo muscular causa a adução e rotação interna do membro inferior, medializando o joelho ( joelho em X como na foto).

@renatasoton
@renatasoton

O pé plano (chato) é um outro fator que pode causar esse quadro, pois a pronação excessiva da articulação subtalar força uma adequação da tíbia, fazendo-a rodar internamente.

O mecanismo do valgo dinâmico sobrecarrega o membro inferior como um todo, e assim, facilita os entorses em eversão do tornozelo e lesões ligamentares do joelho por uma “simples” fraqueza dos músculos do quadril.

Opinião do especialista

No caso do valgo dinâmico (rotação do joelho para dentro)  é necessário um trabalho de força pura para os músculos abdutores do quadril e utilizar um tênis apropriado para o treino, o que evita o movimento de pronação excessiva do pé.

A cadeira abdutora é uma excelente opção para fazer treinos de força (falha na faixa de 1 a 5 repetições).

O tênis não tem relação com os específicos para a pisada pronada que são vendidos para corredores. Estes são extremamente inadequados para a musculação do membro inferior.

Tênis de corrida são uma péssima opção para treinar musculação, são altos, flexíveis e amortecidos o reduz a propriocepção (percepção do movimento) e acentuam o entorse do tornozelo durante a execução dos Agachamentos.

Como exemplo de tênis, os modelos tipo “botinha”, o Reebok Cross fit que foi desenvolvido exatamente para treinos com pesos e o popular e de baixo custo, all star.

Siga no Instagram Professor Rodrigo Boson @treinadorboson

Foto: Renata Soton @renatasoton

Arte: Predro Cruz @pedro_cruz e Gladson Nery @gladsonnery

Referência

Reliability and Validity of Observational Risk Screening in Evaluating Dynamic Knee Valgus
Christina L. Ekegren1, William C. Miller2, Richard G. Celebrini3, Janice J. Eng4 and Donna L. Macintyre5Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy

Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
Post AnteriorPróximo Artigo
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.