Pergunte ao Professor

CrossFit lesiona?

CrossFit lesiona quem?

O CrossFit, modalidade de atividade física baseada em “superar os próprios limites”, ganha novos adeptos a cada dia, em todos os lugares do país.

Criado nos Estados Unidos para treinar soldados do exército, policiais e bombeiros, a prática tornou-se popular e já possui torneio próprio nas terras do Tio Sam desde 2007.

Número de lesão no CrossFit

Apesar da popularidade, no entanto, de acordo com um estudo divulgado pela revista científica Journal of Strength and Conditioning Research, 73% dos que praticam Crossfit sofreram algum tipo de lesão e, destes, 7% precisam de intervenção cirúrgica.

Foram avaliados 132 praticantes.

O estudo ainda calcula uma média de 3,1 lesões a cada mil horas treinadas, e afirma que são os mesmos índices dos atletas de levantamento de peso olímpico e ginástica olímpica, mas são menores que os de jogadores de rugby, por exemplo.

O grande problema do trabalho é  que ele é baseado no que acontece fora do Brasil onde os instrutores fizeram um curso de nível técnico
e não superior.

Afirma especialista professor Rodrigo Boson.

crossfit

Como sabemos atividades de alta intensidade produzem os melhores resultados.

É necessário que o treinador tenha um conhecimento profundo de individualidade biológica para determinar se a intensidade ou exercício é a “cura ou o veneno” para um determinado indivíduo.

Um curso de algumas semanas feitos por um praticante  levará a receitas de bolo e não a individualização do treinamento.

Os resultados da pesquisa acadêmica não poderiam ter chegado a resultados diferentes.

Crossfit no Brasil

No Brasil, o curso de algumas semanas de CrossFit é feito por um educador físico.

Em solo brasileiro, o pré requisito para realizar o curso é uma faculdade de educação física com duração de quatro anos.

Você ainda acha que os dados da pesquisa acadêmica coletados no exterior com praticantes com curso técnico, representam a realidade do CrossFit Brasileiro?

Dados coletados dentro de uma determinada população podem ser extremamente diferentes de outras. É preciso ter um entendimento globalizado sobre atividade física.

O que é feito por aqui no Brasil deveria ser referência para o mundo.

O profissional de educação física devidamente habilitado tem total conhecimento para ministra uma aula de CrossFit com segurança e planejamento para que o aluno obtenha o desempenho na atividade.

Procure sempre um Box de CrossFit com profissionais de educação física.

Referência
The nature and prevalence of injury during CrossFit training.
Hak PT, et al. J Strength Cond Res. 2013

CrossFit

Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
Post AnteriorPróximo Artigo
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.