Dicas, Treinamento

Tudo sobre Tênis

O TÊNIS surgiu do “jeu de paume” (jogo com palmas) onde os jogadores utilizavam as mãos para praticar o esporte, na França.

A partir do  século XIV, seus praticantes começaram a utilizar uma pá de madeira, que mais tarde foi aperfeiçoado pelos italianos, se tornado a raquete conhecida por todos nós até hoje.

O tênis pode ser jogado em três tipos diferentes de quadra:

* Saibro – formada geralmente por raspa de tijolo, é um tipo de quadra onde a bola costuma ser mais lenta que nas outras.

Hoje o grande nome nesse tipo de quadra é o espanhol Rafael Nadal, campeão 8 vezes de Roland Garros (principal torneio na quadra de saibro) e com 42 títulos nesse tipo de superfície. Devido a isso é chamado de  o “Rei do saibro”.

* Grama – quadra mais veloz devido ao baixo kick da bola. Dependendo do tipo de grama e de seu tamanho a velocidade e o kick mudam.

O principal e mais antigo torneio de tênis disputado nesse tipo de superfície é o de Wimbledon. É considerado como o de maior prestígio e possui um rigoroso código de indumentária para os tenistas, onde eles só podem usar roupas branca sem nenhum tipo de cor.

Os maiores vencedores do torneio de Wimbledon são o americanos Peter Sampras e o suíço Roger Federer, ambos com 7 títulos, sendo o último o maior vencedor nas quadras de grama com 11 títulos.

*Dura -é o tipo de quadra mais comum e pode ser feito de cimento, asfalto ou plástico.  Esta quadra é mais lenta que a grama e mais rápida que o saibro. O kick da bola é bastante previsível devido a perfeição da superfície.

Os principais torneios disputado nesse tipo de quadra é o US Open (EUA) e o Australian Open. E o maior vencedor nesse tipo de superfície é o suíços Roger Federer com 9 titulos (5 titulos no US Open e 4 no Australian Open).

Tênis e Saúde.

O TÊNIS pode ser praticado por todas as pessoas sem restrição de idade, sexo ou classe social. Devido a isso, muitas pessoas tem praticado esse esporte como forma de sair do sedentarismo e ter uma uma vida mais saudável com essa atividade física divertida e prazerosa.

Por exigir muito de todo o corpo para realizar as jogadas, o tênis é uma ótima opção para quem quer melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória , a resistência muscular, a flexibilidade, aprimorar a coordenação motora e emagrecer, pois 30 minutos de atividade são gasto aproximadamente 240 kcal.

Os principais grupamentos musculares exigidos no tênis são o biceps, ombros, costas, pernas e abdomen. Por isso a musculação é fundamental para que você consiga adquirir força e resistência, melhorando o desempenho durante as partidas e evitando lesões.

Como no tênis o principal objetivo é chegar até a bola para conseguir rebater e fazer o ponto, é fundamental que o indivíduo tenha bastante velocidade e condicionamento físico  para cobrir toda a quadra. Devido a isso, realizar exercícios de deslocamento rápido na quadra, assim como corridas e movimentos que simulem as jogadas uma partida (treino funcional) é de grande importância para melhorar resistência cardiovascular e respiratória, assim como a velocidade de reação.

A escolha do calçado é muito importante para que a pessoa pratique o tênis com mais segurança. Por isso, escolha o calçado adequado para o tipo de quadra que você irá jogar e que de preferência esteja confortável nos pés.

Jogando tênis 30tododia você irá ser divertir e ao mesmo tempo ganhar saúde.

 

 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br