Dicas, Treinamento

Exercício de pliometria

Com a procura cada vez maior pela prática da corrida, melhorar o desempenho esportivo tornou-se um objetivo não mais exclusivo de atletas profissionais.
Segundo Alexandre Lopes Evangelista, para se obter maior desempenho na corrida, é importante que os praticantes façam um trabalho paralelo para melhoraria da força e potência muscular, isto é, trabalhar os músculos para que estes tornem-se capazes de desenvolver a maior quantidade de força no menor tempo possível.
Uma boa estratégia para isto, é a Pliometria, que é um método de treinamento com exercícios  que buscam a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Seu conceito baseia-se na exploração do músculo em sequências de contrações excêntricas e concêntricas, buscando a otimização do mesmo.
Exercícios pliométricos consistem na rápida desaceleração e aceleração dos músculos que criam um ciclo de alongamento e contração. Os exercícios treinam os músculos, tecidos conectivos e sistema nervoso para passar efetivamente pelos ciclos de alongamento e contração, e assim melhorando o desempenho do atleta. Exercícios pliométricos podem ser parte fundamental do treinamento em todos os eventos esportivos. Esportes mais competitivos requerem uma rápida desaceleração do corpo seguida de aceleração quase imediata na direção oposta.
Exercícios pliométricos ajudam a desenvolver ritmo, velocidade, força e até resistência muscular. A pliometria, usada corretamente para um propósito específico, pode ser um atributo valioso para o atleta, bem como para o condicionamento geral e específico de todo seu programa esportivo.
Exemplo de trabalho: inúmeras variações de saltos, utilizando cordas, caixotes, bancos, escadas, steps ou barreiras.
Segundo a professora Clarice Penna
é preciso tomar muito cuidado com este treinamento, pois apesar dos benefícios, os exercícios utilizados geram bastante impacto e são em sua maioria de intensidade elevada.
Peça ajuda à um professor de educação física e Aproveiteadica!!!
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br