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Suor, força e exercício físico

Suor e exercício físico

Hoje o Pitaco é sobre a importância do suor. Isso mesmo. Vou falar sobre os exercícios que aceleram o coração, mexem com os nossos hormônios e causam uma das sensações mais cobiçadas no dia a dia: bem estar.
Os benefícios que as atividades aeróbicas trazem para o corpo e a mente são diversos, além de serem ótimos aliados para todos que querem perder gordura!
O professor Antônio Caputo, coordenador da Academia Pro Forma, e dentre outras atividades que realiza na academia, ele é professor da “Cardio Class” que inclui corrida Indoor,  Transport indoor e de Bike indoor no Setor Cárdio da Academia. As aulas vivem lotadas e fazem a gente cansar muuuito!
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Antônio Caputo, Coordenador da Academia Pro Forma

Dica do especialista:

Caputo reforça que além de nos ajudar a perder peso as atividades aeróbicas também podem ajudar a combater doenças:
“As atividades que bem orientadas trazem resultados de redução de percentual de gordura e aumento da segurança contra obesidade, diabetes, hipertensão e outras morbidades. Desta forma, são amplamente indicadas desde que com supervisão e orientação profissional.”
Um dos primeiros ensinamentos para construir uma rotina saudável de atividades físicas é equilibrar exercícios aeróbicos e anaeróbicos. É como se um impulsionasse o outro.

Segundo Antônio,

“Com a musculação conseguimos desenvolver força para os músculos específicos da corrida e ainda ajuda na prevenção de lesões.”

Meu caso serve de exemplo. Depois de anos praticando a corrida, com uma maratona no currículo, comecei a sentir algumas dores no quadril. Primeiro sinal de que era necessário fazer um trabalho de fortalecimento em conjunto ao aeróbico.

Lembrando que na musculação da Academia Pro Forma existe ainda um treinamento Neuromuscular que permite que o corredor desenvolva equilíbrio, coordenação motora e estabilidade especificamente para a corrida ou outra atividade desejada pelo aluno.

 

Musculação unidade II Proforma
Musculação unidade II Proforma

 

Pergunta mais frequente:

  • Mas e a corrida/atividade aeróbica? Pode ajudar na musculação?
“A corrida como “atividade aeróbica” auxilia na musculação nos momentos de recuperação entre as séries, pois uma pessoa com excelente condicionamento aeróbico tende a recuperar a condição após uma séria mais rapidamente”, explica Antônio Caputo.
Além dos benefícios já citados acima, um dos resultados desejados pelos que praticam atividade física é o emagrecimento. A perda de gordura e a atividade cardiovascular vem novamente com posição de destaque dentre as outras.
“Sem dúvida, no que diz respeito a “gastar” Kcal são os exercícios que trazem melhor desempenho e isso ainda mais com uma alimentação balanceada, pois com exercícios aeróbicos gastamos mais calorias e com a alimentação balanceada conseguimos ingerir menos calorias. Desta forma, o balanço energético fica favorável para a redução de peso e o processo de emagrecimento acontece.
Se você está iniciando uma atividade cardiovascular agora, fique atento a algumas dicas para a prática deste tipo de atividade:

Dica para iniciantes:

“Seguindo o ACSM, ou seja o colégio Americano de Medicina Esportiva, que é uma referência mundial em protocolos e orientações para prática de exercícios, de 3 a 6 vezes na semana seria o indicado para pessoas ativas e para quem esta começando entre 2 a 4 vezes por semana, nos primeiros meses.”
De volta para a academia depois de alguns anos, descobri um equipamento que acaba comigo e eu AMO! Confesso que tinha um certo preconceito, mas depois que percebi o quanto exige do condicionamento, me entreguei. É a escada. Deixa o coração BEM acelerado, faz a gente suar bastante!
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Escada
O professor Antônio Caputo explica:
“Este exercício traz um trabalho diferenciado, pois estimula grupos musculares da coxa e quadril de forma diferenciada e intensa, principalmente quando aumentamos a frequência do aparelho, ou seja, mais degraus por minuto. Com esse trabalho de grandes músculos da coxa e quadril e do aumento da intensidade, conseguimos ter um gasto energético bem interessante, o que torna a atividade ainda mais desafiadora. Fora a sensação de trabalho que temos durante e ao final do exercícios pela demanda muscular e cardiovascular encontrada, que são grandes e nos trazem essa sensação.”
Mas não esqueça JAMAIS de ter uma orientação profissional para começar a pratica de qualquer exercício físico. Ele será a melhor pessoa para ajudar com a técnica adequada, postura no aparelho e progresso na atividade.
Olha, seja subindo escada, correndo, pedalando ou com a atividade que mais combina com você… O importante é suar a camisa! Faz bem para a pele, alma e o corpo agradece (muito!).
Lembrando que nada melhor que @30tododia. É a mais pura sensação do dever comprido.
Até a próxima!
Me sigam também no Instagram @maricartier , Professor @antonio_caputo86 , Academia @proforma.oficial
Sou repórter, apresentadora, produtora e maratonista! Viciada no universo esportivo. Com uma queda pelo fit. O conceito de fitness para mim vai além das atividades que surgem, das comidas que se reinventam. É simplesmente um estilo de vida. Uma forma de ligar corpo e alma em uma rotina saudável. E quando você descobre isso, seus passos rumo ao bem estar se tornam automáticos. Sou uma curiosa por natureza. Sempre atrás de notícias, novidades e, claro, pitacos. E será aqui o cantinho em que vou dividir tudo isso com vocês.
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Sou repórter, apresentadora, produtora e maratonista! Viciada no universo esportivo. Com uma queda pelo fit. O conceito de fitness para mim vai além das atividades que surgem, das comidas que se reinventam. É simplesmente um estilo de vida. Uma forma de ligar corpo e alma em uma rotina saudável. E quando você descobre isso, seus passos rumo ao bem estar se tornam automáticos. Sou uma curiosa por natureza. Sempre atrás de notícias, novidades e, claro, pitacos. E será aqui o cantinho em que vou dividir tudo isso com vocês.